WSBK, Portimão, FP2: Toprak Razgatlioglu domina primeiro dia
O primeiro dia de treinos para o Campeonato do Mundo de Superbike 2022 em Portimão, terminou com o campeão do mundo Toprak Razgatlioglu (Yamaha) a estabelecer o melhor tempo.
Todos os pilotos regulares das equipas de Superbike estiveram presentes em Portimão, além de alguns convidados especiais. Leon Haslam esteve em ação com Pedercini Kawasaki, Hafizh Syahrin com a MIE Honda, contando-se ainda a presença de Jake Gagne, campeão 2022 das SBK MotoAmérica e do alemão Marvin Fritz, ambos com motos da Yamaha.
No TL1 da manhã Michael Rinaldi foi o mais rápido e com ua volta de 1:40.965 min foi o único a ficar abaixo de 1:41 min. O italiano foi seguido por Garrett Gerloff (Yamaha), Toprak Razgatlioglu (Yamaha), Jonathan Rea (Kawasaki) e pelo líder do campeonato Álvaro Bautista (Ducati).
No início da segunda sessão de treinos, o clima apresentou-se tão quente como no verão com 27 graus de temperatura no ar e 43 graus no asfalto. A previsão para sábado e domingo é de tempo igualmente quente e seco, ligeiramente nebulado.
Os tempos mais rápidos foram definidos desde as primeiras voltas, e foram vários os pilotos que bateram as suas melhores marcas na ‘montanha russa’. O primeiro tempo de relevo foi alcançado por Iker Lecuona (Honda) após cinco minutos (1:41.524). Um pouco mais tarde, foi a vez de Jonathan Rea subir ao topo, para aos 13 minutos Bautista assumir a liderança da tabela de tempos com a Ducati de fábrica.
O alemão Marvin Fritz fez a sua primeira volta rápida aos dez minutos e não foi muito longe, caindo depois de apenas quatro voltas e danificando seriamente a sua Yamaha R1. Toprak Razgatlioglu também passou muito tempo nas boxes no início da sessão, queixando-se de problemas nos travões. Quando o campeão mundial voltou à pista, fez o melhor tempo do TL2 a 28 minutos do final da sessão, colocando o cronómetro em 1:40.720 minutos, ficando muito perto do recorde da pole em Portimão estabelecido em 2021 pelo piloto da Yamaha.
Nos 20 minutos seguintes, a preocupação da maioria dos pilotos foi a de achar o melhor set-up para a corrida, não se verificando muito movimento em pista. Perto do final da sessão, vários pilotos procuraram estabelecer uma volta rápida mas o tempo Toprak resistiu a todos os ataques. Na tabela de tempos combinados (TL+TL2), Razgatlioglu lidera à frente de Rinaldi, Gerloff, Rea e Bautista.