WSBK, Portimão, FP1: Gerloff na frente graças aos novos pneus
O piloto da BMW, Garrett Gerloff, da equipa alemã Bonovo Action, foi esta manhã o mais rápido no Mundial de Superbike em Portimão e terminou o FP1 como o mais rápido. Álvaro Bautista (Ducati) e Jonathan Rea (Kawasaki) e Toprak Razgatlioglu (Yamaha) estão nas posições imediatas.
O Algarve ainda tem um clima fantástico no final de Setembro, com temperaturas que não descem abaixo dos 20 graus Celsius mesmo à noite. Quando a primeira sessão de treinos livres começou, na manhã de sexta-feira, às 10h30 locais, o asfalto do Circuito de Portimão estava a 32 graus.
O campeão mundial Alvaro Bautista estabeleceu o primeiro melhor tempo notável na Ducati após um quarto de hora em 1:41.324 minutos. Pouco depois, o espanhol aumentou o ritmo fazendo descer a melhor volta para 1:41.196 minutos e, nos últimos segundos da sessão de 45 minutos, Garrett Gerloff, da equipa alemã BMW Bonovo Action, catapultou-se para o topo. O texano saiu com um novo pneu traseiro macio, enquanto muitos outros pilotos dirigiram todo o treino com o mesmo conjunto de pneus.
Como sempre nos treinos livres, os tempos devem ser vistos com cautela porque os pilotos e as equipas têm estratégias diferentes e não utilizam pneus idênticos ao mesmo tempo. Enquanto alguns perseguem os tempos, outros estão a trabalhar na configuração da corrida.
Garrett Gerloff ficou em primeiro com uma vantagem de 0,433 segundos à frente de Bautista, Rea, Razgatlioglu (Yamaha), Rinaldi (Ducati), Petrucci (Ducati) e Lecuona (Honda). Philipp Öttl da equipe Go Eleven Ducati ficou em 6º lugar no meio da sessão e finalmente terminou em décimo, o suíço Dominique Aegerter (GRT Yamaha) ficou em 18. O piloto de fábrica da Kawasaki Alex Lowes (14º) está de volta após uma operação no joelho, uma semana atrás, em Aragão.