WSBK, Jonathan Rea (10º.): “Cometi um erro estupido e já pedi desculpas”

Por a 1 Outubro 2023 20:52

Domingo em Portimão é um dia que Jonathan Rea vai querer tirar da cabeça rapidamente depois de duas quedas e uma penalização atrapalhar a sua tarde.

O hexacampeão mundial de SBK Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) pediu desculpas a Xavi Vierge (Team HRC) e Scott Redding (ROKiT BMW Motorrad) após uma colisão na Corrida 2 na primeira volta no Autódromo Internacional do Algarve. O incidente aconteceu na Curva 3 para o último encontro do dia do Campeonato do Mundo de Superbike no AIA de Portimão,  embora todos os três pilotos tenham conseguido se recuperar para os pontos. Foi a segunda queda do norte-irlandês no dia depois de ter caído da moto na primeira volta da Tissot Superpole Race, um erro que descreveu como “estúpido”.

Rea cometeu dois erros no domingo. O primeiro aconteceu na Superpole Race, quando caiu sozinho na curva 5 na primeira volta, evitando por pouco Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) à sua frente. Ao mesmo tempo, mas num incidente separado, o companheiro de equipa do seis vezes campeão, Alex Lowes, caiu com ambos os pilotos KRT a abandonarem a corrida. Isso os colocou em 10º e 11º na grelha para a Corrida 2, embora Lowes tenha sido posteriormente declarado inapto após a queda.

Na corrida 2, Rea fez contato com Vierge e Redding ao travar para a curva 3 à direita. Todos os três conseguiram continuar, com os #45 e #65 a permanecerem nas suas motos, embora Vierge tenha saído da sua CBR1000RR-R antes de regressar. O trio conseguiu se recuperar e marcar pontos com Rea em décimo depois de cumprir uma penalidade de volta longa por causar a colisão e Redding e Vierge em 14º e 15º respectivamente .

Explicando os dois incidentes e pedindo desculpas aos seus concorrentes, Rea disse: “Cometi erros em ambas as corridas, por isso foi um dia muito decepcionante. Começando pela Superpole Race, senti que se tivesse oportunidade de vencer outra corrida antes do final da temporada, seria nessa corrida. Fui potencialmente muito agressivo nas primeiras voltas. Achei que ‘Loka’ estava bastante conservador na curva 5 e ataquei, mas, à medida que me aproximava da curva, a diferença foi diminuindo. Coloquei-me mais em risco do que ele. Corri para lá com um pouco de calor por dentro. Obviamente, é muito fácil de fazer; o meu companheiro de equipa também o seguiu. Por mais estúpido que tenha sido um erro para mim, sinto muito por ele porque a linha de visão o arrastou para lá. Foi o fim da minha corrida.”

“Isso teve um impacto na corrida 2, começando em P10. Cheguei bem rápido à curva 3, pisei nos dois travões e não pude fazer nada para evitar Xavi Vierge, então a primeira coisa que fiz quando tirei o meu capacete foi procurá-lo no Parque Fechado e pedir desculpas. Lamento muito destruir a corrida dele e a de Scott Redding. Ainda não vi Scott, mas foi um erro da minha parte. Cumpri a minha penalização na volta longa e tentei não desistir, tentei manter os meus tempos de volta consistentes e trazer a minha moto para casa para levar alguns pontos para o Campeonato. O panorama geral é que ainda estamos a lutar pelo terceiro lugar no Campeonato. Isso vai até Jerez.” Disse Rea.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x