WSBK, Imola, Corrida 2: Razgatlioglu vence Bassani, Bautista cai e abandona
Toprak Razgatlioglu negou a Axel Bassani uma possível vitória, ganhando 25 pontos a Alvaro Bautista quando o atual campeão do mundo caiu ao início na curva 3 do circuito de Imola.
Os organizadores reagiram ao calor em Itália (esperava-se uma temperatura máxima de 40 graus Celsius no domingo) e encurtaram a segunda corrida de Superbike de 19 para 15 voltas. Além disso, o procedimento antes da largada foi simplificado para que os pilotos na grelha não precisem ficar sob o sol escaldante mais tempo do que o necessário. Quando a corrida começou, às 14h, a temperatura do ar já era de 37 graus Celsius com a temperatura do asfalto nos 60 graus Celsius. Ao todo, 53.531 espectadores compareceram no Autódromo Enzo e Dino Ferrari durante todo o final de semana.
Filme da corrida
A ordem de partida mudou de acordo com o resultado da corrida matinal da Superpole. Logo, a primeira fila foi ocupada por Toprak Razgatlioglu (Yamaha), Álvaro Bautista (Ducati) e Andrea Locatelli (Yamaha), sendo a segunda fila preenchida por Jonathan Rea (Kawasaki), Michael Rinaldi e Axel Bassani (ambos em Ducati).
O número 1 da Ducati conseguiu o holeshot na corrida encurtada para 15 voltas, mas a sua corrida desfez-se assim que começou. Alvaro Bautista caiu da sua Panigale V4 R na curva 3 e por ali ficou a sua corrida, encerrando a sua série de vitórias em corridas longas em 2023. Isso permitiu que o campeão de 2021 Razgatlioglu passasse para a liderança. Enquanto a estrela turca liderava, Axel Bassani (Motocorsa Racing) entrou em modo de ataque subindo de quarto para segundo.
Bassani encontrou Locatelli e Rea na chicane final no final da volta 2, passando depois pela dupla na chicane Tamburello para ficar em segundo. A partir daí, o italiano da Motocorsa entrou numa série de voltas rápidas para diminuir a diferença para Razgatlioglu. A diferença era de pouco mais de um décimo na volta 7, com Rea a perseguir a dupla, numa altura em que menos de meio segundo separavam os três primeiros.
Na volta 8, Bassani avança sobre Razgatlioglu para o primeiro lugar. Faz uma primeira tentativa na chicane de Villeneuve, mas não dá certo, antes de passar por dentro o seu rival na curva fechada à esquerda de Tosa. Bassani inicialmente abriu uma pequena diferença, mas Razgatlioglu manteve contato quando a corrida entrou no seu terço final. No final da volta 12, Razgatlioglu fez a sua passagem para Rivazza 1 com o # 47 com o objetivo de cortar para Rivazza 2, embora o # 54 tenha resistido na saída. Na sua primeira volta completa sem ninguém à sua frente, o piloto da Yamaha conseguiu uma margem de seis décimos para conquistar a sua primeira vitória numa corrida longa em 2023.
Razgatlioglu conseguiu assim a sua 36ª vitória na carreira e o 102º pódio, ao mesmo tempo que foi o 410º pódio da Yamaha no Mundial de Superbike. Bassani somou o seu sexto pódio no Campeonato, e o segundo esta temporada. Rea conquistou dois pódios de longa duração num único fim de semana pela primeira vez em 2023. A volta mais rápida ficou na posse de m Bassani, 1m47,491s na volta 5, enquanto Bautista garantiu o Prémio Pirelli de Melhor Volta de 2023.
Locatelli (Yamaha) baixou para quarto quando Rea o ultrapassou na curva 9 na volta 3, e por esse lugar permaneceu até ao final da corrida depois de um pódio na Tissot Superpole Race da manhã. Michael Rinaldi (Ducati) foi o quinto à frente de uma luta a três pelo sexto lugar. Bradley Ray (Yamaha Motoxracing) obteve o melhor sexto lugar da carreira depois de superar os dois pilotos da BMW, Loris Baz (Bonovo Action BMW) e Scott Redding (ROKiT BMW) que terminaram separados por apenas meio segundo na linha de chegada.
O estreante Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Ducati) foi nono, terminando com uma margem decente sobre os pilotos atrás que lutavam por um lugar entre os dez primeiros. Iker Lecuona (Team HRC) colocou a Honda entre os dez primeiros pela primeira vez neste fim de semana. Remy Gardner e Dominique Aegerter (ambos da GYTR GRT Yamaha), Garrett Gerloff (Bonovo Action BMW) e Xavi Vierge (Team HRC) terminaram fora do top 10.
Apesar de ter somado um zero na terceira corrida de SBK do fim de semana, Alvaro Bautista continua a liderar destacado o Campeonato do Mundo com um total de 391 pontos, mas agora com o piloto turco da Yamaha muito mais perto, a 70 pontos do líder. A terceira posição é de Andrea Locatelli, com Jonathan Rea após um bom fim de semana a subir ao quarto lugar.
A próxima corrida do Mundial de Superbike está agendada para o Autódromo de Most, na República Checa, de 28 a 30 de julho.