WSBK, Donington, TL2: Rea e Razgatlioglu são os mais rápidos no primeiro dia
Embora Toprak Razgatlioglu (Yamaha) tenha sido mais rápido do que no FP1, quase nenhum piloto ousou entrar na pista molhada na segunda sessão de treinos do Mundial de Superbike de 2023 em Donington. Jonathan Rea (Kawasaki) foi o mais rápido na sexta-feira.
Pela manhã, Jonathan Rea (Kawasaki) fez a volta mais rápida de 1m27s627, mas desta vez o tempo não foi muito significativo devido às gotas de chuva ocasionais. Como Donington Park recebeu uma nova superfície de asfalto no inverno, isso deve possibilitar tempos de volta significativamente mais rápidos, mas não nas condições de hoje.
Chuva no segundo treino, Rea segue na frente
No início da segunda sessão de treinos livres ainda estava nublado, a fazer e bastante fresco com 18 graus Celsius. Bandeiras sinalizavam que também estava húmido em algumas zonas do circuito. Depois de uma volta panorâmica, quase todo o pelotão foi para o pit lane, com apenas Razgatlioglu e o piloto da Ducati Axel Bassani a permanecerem na pista e, após três voltas, foram mais rápidos do que no TL1. Isso motivou outros pilotos a tentarem também melhorar o seu tempo, mas nesse momento já chovia copiosamente em todos os setores. Todos ficaram nas à espera por melhores condições.
A chuva fraca continuou e era previsível que a pista não ficasse seca nem completamente molhada. Porque o conhecimento adquirido nestas condições é administrável, mas o risco é elevado, os motores mantiveram-se silenciosos até pouco antes do fim. Apenas doze minutos antes do final, um punhado de pilotos se aventurou na pista, mas os tempos de volta foram mais de dez segundos mais lentos. Tirando as ligeiras melhorias de Razgatlioglu e Bassani, a situação manteve-se a mesma do primeiro treino.