WSBK, Danilo Petrucci: “O Toprak é uma mistura entre Valentino Rossi e Marc Marquez”
Danilo Petrucci, um piloto icónico no motociclismo devido à sua versatilidade, deixou a sua marca com as suas múltiplas vitórias em campeonatos tão variados como o MotoGP, Dakar e Superbike.
Durante uma recente conferência de imprensa em Jerez, o italiano falou sobre a sua carreira, as suas relações com os seus companheiros de equipa e as suas ambições futuras. Também analisou o caso de Toprak Razgatlioglu …
Petrucci referiu a sua honestidade como piloto, uma qualidade rara num desporto onde cada palavra é escrutinada.
– “Sempre assumi as responsabilidades, mesmo que não fossem minhas, porque o motociclismo a este nível é um desporto de equipa. Muitas vezes, dizer que não se consegue fazer uma curva era, para mim, um pedido de ajuda. Mas, por vezes, pode ser interpretado como uma admissão de fraqueza”.
A sua vitória icónica em Mugello, em 2019, permanece gravada na sua memória. Recordando a sua intensa batalha com Andrea Dovizioso disse: “Quando eles me passaram, eu disse: ‘OK Danilo, tu vais em terceiro’. Mas quando vi que eles estavam a sair, soltei os travões. Ganhei, mas o Dovi não reagiu bem. A partir desse momento continuámos amigos, mas não como antes… ”
“Com o capacete não tenho amigos. Há muito respeito, mesmo quando me vencem, felicito sempre o piloto que me venceu porque, de qualquer forma, se estamos num campeonato do mundo e fazemos uma corrida que ultrapassa os nossos limites, ultrapassamos sempre as nossas possibilidades”.
A experiência no Dakar
Petrucci também partilhou a sua experiência única no Rali Dakar, uma aventura que o transformou. “A KTM deu-me o maior presente: correr o Dakar. Nunca pensei que fosse capaz de o fazer. Era só eu e a moto. Foi o ambiente perfeito. ”
Olhando para o futuro, Petrucci pretende alcançar novos patamares na Superbike: “Já ganhei em Superbike, MotoAmerica e Dakar. O meu objetivo é terminar entre os três primeiros de um campeonato do mundo no próximo ano”.
Sobre Toprak…
Questionado sobre as hipóteses de Toprak Razgatlioglu no MotoGP, Petrucci expressou uma mistura de esperança e realismo: “Vendo-o dentro e fora da pista, ele é uma mistura entre Valentino e Marquez. A forma como se senta na moto parece-se muito com o Valentino, noutros aspectos parece-se com o Marquez e também em termos de atitude, muito calmo, muito relaxado, mas implacável quando tem de o fazer. Na minha opinião, ele também poderia ganhar no MotoGP”.
No entanto, sublinha que as motos são um desafio fundamental para o piloto turco: “A adaptação aos pneus Michelin vai ser difícil. São muito diferentes dos utilizados nas Superbike. Mas Toprak é um piloto excecional que ultrapassa sempre os seus limites.”
- Tweet
-
- Pin It
-
WSBK, Toprak Razgatlioglu: “Espero lutar com o Jorge Martin quando for para o MotoGP”20 Dezembro 2024 10:30
-
WSBK: Lista oficial de pilotos para a época de 2025 revelada!18 Dezembro 2024 12:34
-
WSBK, regra do peso mínimo mantém-se no campeonato em 202516 Dezembro 2024 09:38