WSBK: Chaz Davies domina em Lausitzring
O piloto da Ducati foi o vencedor da primeira corrida do fim de semana no circuito de Lausitzring, nesta que é a primeira visita do Mundial ao traçado alemão desde 2007. Partindo da pole position, Davies aproveitou esta posição privilegiada para assumir o comando da prova desde o início. O piloto britânico imprimiu desde as primeiras voltas um ritmo forte batendo pelo meio o recorde da volta mais rápida (1m37.357s) em corrida no Mundial de Superbikes na pista de Lausitzring para ganhar uma vantagem confortável. Deste modo, Chaz Davies conseguiu estar a salvo de qualquer investida por parte dos adversários, terminando a contenda com mais de 10 segundos de vantagem sobre o segundo classificado.
Foi a quinta vitória do ano para o piloto da Ducati, que assim quebrou um jejum que já durava desde o dia 1 de maio em Imola, e tornou-se no primeiro homem do Mundial a vencer na Alemanha com três construtores diferentes: BMW, Aprilia e Ducati. Tom Sykes foi segundo, numa corrida onde nunca demonstrou argumentos para lutar pela vitória. No entanto o piloto da Kawasaki saiu também vencedor desta corrida, pois o seu colega e líder do campeonato, Jonathan Rea sofreu uma queda quando rodava em terceiro e tentava pressionar Sykes, o que ditou o segundo abandono consecutivo esta época. Assim, Tom Sykes reduziu para a 26 pontos a desvantagem no campeonato, pelo que tudo está em aberto na luta pelo título, algo que parecia pouco provável há pouco tempo.
Nicky Hayden regressou aos pódios ao ser terceiro, numa corrida muito consistente por parte do homem da Honda. Seguiu-se a BMW S1000RR de Jordi Torres, que assim igualou a sua melhor classificação esta época. A MV Agusta de Leon Camier, que ainda pressionou Torres, completou o top cinco permitindo assim que cinco marcas diferentes ocupassem as cinco primeiras posições.
Nota ainda para a corrida dececionante da Yamaha, que viu os seus dois pilotos Alex Lowes e Sylvain Guintoli a não irem além da oitava e nona posições, respetivamente. Já Lorenzo Savadori, que esteve em bom plano nos treinos livres e na qualificação abandonou devido a queda quando rodava no terceiro posto.