WSBK: As novas regras do Mundial de SBK em 2024

Por a 15 Fevereiro 2024 23:49

Estamos a poucos dias dos motores começarem a rugir no Circuito de Grandes Prémios de Phillip Island. No fim-de-semana de 23 a 25 de fevereiro tem início a temporada de 2024 do Campeonato do Mundo de Superbike na Austrália, com grandes mudanças no regulamento, incluindo regras de peso e capacidade de combustível.

Lastro

 Uma das maiores mudanças para 2024 é a introdução de novos regulamentos de peso, com os pilotos mais leves a precisarem de adicionar lastro às suas motos. O peso de referência foi definido em 80kg, e os pilotos abaixo disso precisarão adicionar 0,5kg para cada 1kg. Por exemplo, um piloto que pesa 70kg com o seu fato de couro e com todos os equipamentos de proteção vai precisar de adicionar 5 quilos à sua moto. Um lastro máximo de 10 kg pode ser adicionado.

Combustível

Também houve algumas mudanças nos regulamentos de combustível. A capacidade do depósito de combustível foi reduzida para 21 litros, enquanto alguns testes estão em andamento para avaliar o fluxo de combustível para 2025. Não só o depósito de combustível foi reduzido, mas a partir desta temporada, 40% do combustível utilizado deverá ser de origem não fóssil para aumentar a sustentabilidade dentro do paddock.

Concessões

Como parte do pacote global de mudanças, houve alterações na forma como as superconcessões funcionam. O ponto de verificação de concessão será agora realizado a cada duas rondas, em vez de três, enquanto os fabricantes podem agora obter pontos de concessão na Tissot Superpole Race (anteriormente, eram apenas Corrida 1 e Corrida 2) com “meio ponto” atribuídos. Todos os fabricantes começam com 0 pontos, e a diferença para os maiores impacta nas concessões.

Limite de rotações

Também houve uma mudança nos limites de rotações dos motores (rpm). Os fabricantes começarão 2024 como terminaram 2023 – exceto a Ducati, que recuperou o limite original de 2023 – e não há redução possível, exceto em um caso. As superconcessões são a única forma de os limites de rpm em 2024 também poderem ser reduzidos, se os fabricantes obtiverem  rpm devido a uma concessão.

Alocação de motores

A penalidade por exceder as regras de alocação de motores foi alterada para 2024. Um piloto que agora viola esta regra largará do final da grelha e também receberá duas penalizações de volta longa pela infração. Anteriormente, a punição era uma largada no pit lane, com o piloto saindo do pit lane assim que a luz verde acendesse após todos os pilotos terem passado pela saída do pit lane.

Definição das grelhas da Corrida 2 do WorldSSP, WorldSSP300 e WorldWCR

A forma como a grelha para a Corrida 2 do WorldSSP, WorldSSP300 e WorldWCR será agora baseada nas voltas mais rápidas definidas na Corrida 1. A sessão da Tissot Superpole na sexta-feira definirá a grelha para a Corrida 1 como habitualmente, e depois as alterações entrarão em vigor. Os pilotos que fizerem as voltas mais rápidas na batalha de abertura definirão a grelha de partida para a Corrida 2 para as nove primeiras posições, com o resto da grelha baseada nos resultados da Superpole.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x