SBK: Treino livre extra introduzido
Falta menos de um mês para o arranque da temporada de 2018 do Mundial de Superbikes, que mais uma vez terá como palco o circuito australiano de Phillip Island. Este ano para além das mudanças regulamentares que vão ser introduzidas teremos também uma novidade no que diz respeito ao programa dos fins de semana de competição.
Isto porque passaremos a ter quatro sessões de treinos livres ao invés das três que tivemos até ao último ano. Desta forma na sexta feira de cada evento irão decorrer três sessões de treinos livres, sendo que a sessão extra decorrerá no sábado antes da Super Pole e da primeira corrida do fim de semana. Cada treino livre terá a extensão de 40 minutos.
O objetivo desta medida é proporcionar aos pilotos um maior tempo de pista para a conveniente preparação das corridas e Super Pole. Em termos de qualificação direta para a Super Pole tudo continua a ficar definido na sexta-feira, mas agora apenas no final da terceira e última sessão do dia. Aí serão conhecidos os 10 pilotos que garantem o acesso directo à Super Pole 2, que é a fase decisiva da qualificação. Até aqui tudo era conhecido após as duas primeiras sessões de treinos livres.