ESBK: “Kiko” Maria 6º no Campeonato Espanhol de Pré-Moto 3
O jovem motociclista português Francisco (“Kiko”) Maria obteve este domingo, em Jerez de la Frontera, a sua melhor classificação no campeonato espanhol de velocidade, categoria de PréMoto 3, em que este ano participou pela segunda vez. O recém-consagrado campeão nacional da categoria terminou em 4º a nona e derradeira corrida da temporada, a 41,335s do vencedor, o espanhol Marco Morelli Chincolla.
O resultado final é um lugar acima da sua colocação na grelha.
O piloto português somou 13 pontos e, nas contas finais do campeonato, subiu ao 6º posto da tabela classificativa, fechando o ano com 74 pontos, conseguidos em oito corridas.
Ao longo das 13 voltas da prova, disputada no circuito de Jerez Ángel Nieto, o jovemp iloto do Moto Action Team manteve uma disputa acesa pela 4ª posição com o espanhol Hector Yebra Perez, 6º na classificação à partida para a jornada de encerramento do campeonato, agora denominado ESBK – Campeonatod de Espanha Cetelem de Superbike.
A corrida, aliás, valeu tanto pela discussão pela vitória, com David Real, Marco Morelli Chincolla e Hugo Millán a protagonizarem uma luta à parte de todos os restantes 16 pilotos das categorias PréMoto 3 e Promo 3 que estiveram em pista, como pelo mano-a-mano entre “Kiko” Maria e Hector Perez.
Só que, na frente, o líder do campeonato, David Real, resguardava-se e dava a iniciativa aos seus adversários mais diretos, fazendo com que as ultrapassagens só acontecessem no último terço das 13 voltas.
Ao contrário, na luta pelo 4º lugar, onde se jogava também o alinhamento final do campeonato entre 5º e o 7º, os dois contendores mantiveram uma toada viva desde a largada e lutaram metro a metro pelos pontos, tanto mais que o espanhol Pedro Bento Fraga se foi aproximando, depois de uma má partida. Na quinta volta, o jovem piloto português da BeON GALP Action Team forçou o andamento e conseguiu mesmo a ultrapassagem, passando, a partir de então e até final, a rodar na dianteira. E quando o seu opositor atacou, o campeão português esteve à altura: sem surpresa, foi na última volta que Perez e “Kiko” Maria rubricaram, ambos, os melhores registos do fim de semana, com 1:54,759s para o espanhol e 1:54,210s para o campeão português.
“Foi uma corrida muito exigente, praticamente sempre a fundo, em que tive de dar tudo o que tanto eu como a moto tínhamos para dar. Mas ainda bem… É assim que estou a evoluir”, comentou, no final, o piloto apoiado pela GALP e pela Berner. “Só desta forma foi possível chegar ao 4.o lugar – prosseguiu – e manter um desempenho altíssimo durante praticamente toda a corrida. Estou contente, naturalmente, pois estivemos a um nível competitivo elevado e conseguimos uma posição final que, apesar de não ser ainda aquilo que eu e a equipa gostaríamos, é um bom 6º lugar.
Na época passada, fui 13º, com 25 pontos, e a sensação que hoje tenho é que demos passos enormes e estamos cada vez mais perto de poder ombrear com os melhores valores do campeonato espanhol, que andam cá há muito mais tempo do que eu”.
O outro Português que participa da mesma categoria, Diniz Borges, acabou o Campeonato em 9º com
Concluído o ESBK 2019, a temporada de “Kiko” Maria termina no próximoi fim de semana com a jornada de encerramento da European Talent Cup, no circuitos es panhol de Ricardo Tormo, nos arredores de Valência.
Classificações Corrida ESBK PréMoto3:
1º Marco Morelli Chincolla (Esp), 13 voltas, em 24m25,601s;
2º Hugo Millán Gracia (Esp), a 0,170s; 3
º David Real Perez (Esp), 8,227s;
4º “Kiko” Maria (Por), a 41,335s; …;
(Classificaram-se mais sete pilotos)
Campeonato ESBK de PréMoto 3
1º David Real Perez (Esp), 166 pontos;
2º Hugo Millán Gracia (Esp), 160;
3º Marco Morelli Chincolla (Esp), 156;
4º Lenni Klemetti (Fin), 107;
5º Pedro Enrique Fraga (Esp), 85;
6º “Kiko” Maria (Por), 74;
7º Hector Yebra Perez (Esp), 73;
8º Jonathan Thomas Finn (Can), 60;
9º Dinis Borges (Por), 45;
10º Rafael Damásio (Por), 41.
(Estão classificados mais oito pilotos).