BSB: Forés estreia-se na pole em Knockhill
O espanhol Xavi Forés dominou as condições chuvosas em Knockhill para celebrar A sua primeira pole no Campeonato Britânico de Superbike e a primeira pole da Honda Racing desde 2017.
A qualificação foi inicialmente adiada devido a fortes chuvas, mas depois de um grande duelo no topo da classificação, foi Forés quem segurou a vantagem por 0.135s, para se tornar o primeiro espanhol a reivindicar a pole desde 2007 no BSB.
Forés disse: “Estou tão feliz com a minha primeira pole no BSB e especialmente nas condições, francamente não esperava fazer isto em condições molhadas numa pista que não conhecia. Depois das duas primeiras voltas tive uma boa sensação com a Fireblade e esta foi a chave para ser consistente com as voltas e para melhorar volta a volta.”
“Estava a forçar para encontrar o limite com a moto, que está a funcionar bem nestas condições. Fizemos algumas grandes melhorias desde Brands Hatch quando corremos no molhado e valeu a pena hoje!”
Forés lutou com Farmer no topo da tabela, mas o piloto da BMW Tyco caiu na curva três nos dez minutos finais da sessão, e no centro médico, foi diagnosticado com fraturas de ambas as pernas.
Danny Buchan colocou três fabricantes diferentes nos três primeiros lugares, o piloto da Kawasaki FS3 Racing a completar a primeira linha.
Tarran Mackenzie perdeu por pouco a primeira fila mas subiu para a segunda fila na Yamaha McAMS à frente de Andrew Irwin, que tinha atingido o topo dos tempos várias vezes durante a sessão prolongada.
Christian Iddon completou a segunda linha para a BMW,Tyco à frente de Luke Stapleford na primeira Suzuki e Jason O’Halloran, com Ben Currie tendo um forte desempenho no seu retorno em 9º lugar para aKawasaki JG Speedfit.
O líder do campeonato, Tommy Bridewell, foi o décimo mais rápido na Ducati, com as Ducati Be Wiser emparelhando Josh Brookes e Scott Redding a terminar a sessão molhada em 15º e 16º, respetivamente.
Bennetts British Superbike, Knockhill, Qualificação:
- Xavi Forés (Honda Racing) 51.557s
- Keith Farmer (BMW Tyco) +0.135s
- Danny Buchan (Kawasaki FS3) +0.135s
- Tarran Mackenzie (Yamaha McAMS) +0.166s
- Andrew Irwin (Honda Racing) +0.210s
- Christian Iddon (BMW Tyco) +0.489s
- Luke Stapleford (Suzuki Buildbase) +0.737s
- Jason O’Halloran (Yamaha McAMS) +0.799s
- Ben Currie (Kawasaki JG Speedfit) +0.801s
- Tommy Bridewell (Ducati Oxford Racing) +0.848s