Team F.C.C. TSR HONDA FRANCE – Primeira Equipa totalmente japonesa a conquistar o título de Campeã do Mundo do EWC
A F.C.C. TSR Honda France sagrou-se Campeã do Mundo FIM EWC 2018
Um 5º lugar nas 8 Horas de Suzuka fez com que a F.C.C. A TSR Honda France, com os pilotos Freddy Foray, Alan Techer e Josh Hook, fosse a primeiro Equipa japonesa na história do Campeonato a conquistar o título da FIM EWC.
Apesar de ter aumentado o ritmo no final da corrida, David Checa, Niccolò Canepa e Mike Di Meglio, na GMT94 Yamaha, terminaram apenas em sexto lugar. A equipe de Christophe Guyot era já vice-campeã do FIM EWC 2017-2018, com 7 pontos atrás do novíssimo campeão mundial, tendo também recebido o troféu Anthony Delhalle EWC Spirit por pura perseverança na luta pelo título mundial.
Outra equipe louvável na temporada completa da FIM EWC é a equipe britânica Honda Endurance Racing, que terminou em 9º atrás da Honda Ásia e da KYB Moriwaki Motul Racing para se tornar a vice-campeã da FIM EWC 2017-2018. A Suzuki Endurance Racing Team terminou em 12º, atrás de duas relevantes equipas da Suzuki em Suzuka, que no entanto foram atrasadas por acidentes: Yoshimura Suzuki Motul Racing e Team Kagayama. A Mercury Racing também alcançou os pontos graças a um 14º lugar, ficando no topo das classificações de equipes independentes sob contrato, reservadas para equipas de privados que competem na temporada completa do FIM EWC. A sua vitória rendeu-lhes 11.500 euros em prêmios.
Entre as outras equipes elegíveis para o troféu, a Mercury Racing chegou à frente na NRT48, que sofreu um revés em Suzuka na forma de um problema mecânico. A Wocjik Racing Team, que estava a realizar a sua estreia em Suzuka, terminou em 25º e conquistou o 2º lugar no Troféu Independente da Dunlop.
Bolliger Team A Suíça, que tem muito mais experiência em Suzuka, chegou em 30º depois de uma paragem para a instalação de pneus molhados depois do tempo previsto para o início da corrida ter sido interrompido pela chuva. A Motobox Kremer Racing foi também atrasada por um acidente e acabou não classificada. Um acidente também fez com que a YART Yamaha se retirasse após ter obtido o 8º lugar na grelha.
EWC – ENDURANCE WORLD CHAMPIONSHIP FINAL RESULTS