SSP300, 2021, Misano: Huertas assume liderança das SSP300 com emocionante vitória na Corrida 1, Duarte 32º
Nada poderia separar os três primeiros à meta com apenas dois décimos a separar o trio de vencedores Huertas, Booth-Amos e De Cancellis
A primeira corrida do Campeonato do Mundo Supersport 300 do fim-de-semana foi um espetáculo emocionante no Circuito Mundial de Misano “Marco Simoncelli”, com o piloto espanhol Adrian Huertas (Kawasaki MTM) a reclamar a sua segunda vitória da temporada.
Bahattin Sofuoglu (Yamaha Biblion Motoxracing) começou a corrida a partir da pole position e inicialmente parecia que se tinha aguentado no início da corrida, mas na volta 2 entrou em contacto com Victor Steeman (Freudenberg KTM SSP), e retirou-se da corrida de 15 voltas.
Sofuoglu já tinha perdido a liderança antes desse incidente com Tom Booth-Amos (Kawasaki SKM) e Hugo de Cancellis (Prodina Team) a saltarem para a frente a lutar pela vitória.
Logo, o piloto espanhol Adrian Huertas (Kawasaki MTM) também lutava pela liderança e conquistou o primeiro lugar na volta 5 de 15, embora, à moda típica das SSP300, não tenha durado muito quando Booth-Amos e De Cancellis conseguiram passar Huertas de novo.
O grupo principal de cinco, com De Cancellis, Huertas, Booth-Amos e Steeman, bem como Yuta Okaya (Kawasaki MTM), tentavam separar-se mas não conseguiram afastar-se da perseguição de Koen Meuffels (Kawasaki MTM).
Isso significou que 14 pilotos ficaram separados por apenas dois segundos quando a nona volta começou, com Huertas na liderança que tinha reclamado nas poucas voltas iniciais da corrida.
A 6 voltas do fim, os seis primeiros, agora liderados por De Cancellis, conseguiram separar-se de Ton Kawakami (AD78 Team Brasil) em sétimo lugar.
Enquanto o grupo líder lutava entre si, o grupo de perseguição conseguiu voltar a juntar-se aos seis primeiros com Ana Carrasco (Kawasaki Provec) que agora liderava o grupo depois de lutar a partir do 14º lugar da grelha, sentada atrás do italiano Mirko Gennai (Team BRcorse) que também partira do 29º lugar da grelha.
Huertas obteve uma vitória espantosa à frente de Booth-Amos e de Cancellis a arredondar os lugares do pódio, com Huertas a passar para o topo do Campeonato de Pilotos.
Yuta Okaya (Kawasaki MTM) chegou em quarto lugar, quase dois segundos atrás do trio do pódio, com Meikon Kawakami (AD78 Team Brasil) e Gennai a completarem os seis primeiros lugares.
Unai Orradre (Yamaha MS Racing) teve uma queda na Curva 10 que forçou o mais jovem vencedor de sempre nas SSP300 a retirar-se da corrida, enquanto o seu colega de equipa Santi Duarte foi 32º, mas em evolução, constante, pois reduziu para metade a diferença que antes o separara dos pilotos da frente.