SBK: Estratégia de mestre dá vitória a Chaz Davies
O piloto da Ducati somou a sexta vitória do ano ao vencer a primeira corrida do fim de semana no traçado francês. Numa prova que começou com a pista molhada, mas que rapidamente começou a secar, foram vários os pilotos que pararam durante a corrida para trocar os pneus de chuva/intermédios para os tradicionais slicks.
Esta situação levou a uma grande alternância de posições e a uma grande incerteza quanto ao vencedor da corrida. No meio da confusão surgiu Chaz Davies com uma estratégia de corrida perfeita. Partindo com pneus intermédios e sem parar nas boxes, o piloto britânico rodou nas primeiras voltas num distante 13º lugar. No entanto o piloto da Ducati soube esperar pelo seu momento, poupando os pneus e sem cometer excessos, enquanto os outros pilotos iam parando para troca de pneus, Davies ia subindo na classificação geral e a chegada ao comando deu-se a seis voltas do fim, posição que não mais largou. Foi a sexta vitória do ano para Chaz Davies e a primeira no circuito de Magny-Cours.
O segundo lugar ficou para Michael Van der Mark, que assim regressou aos pódios e igualou o seu melhor resultado até ao momento esta época. O piloto da Honda parou nas boxes para montar os pneus slicks no momento certo e com isso alcançou o sexto pódio do ano. Tom Sykes foi terceiro, depois de ter liderado a corrida durante as primeiras voltas.
Porém uma paragem tardia nas boxes fez com que as possibilidades de vitória ficassem comprometidas. Seguiu-se o seu companheiro de equipa na Kawasaki, Jonathan Rea, que à excepção dos duas corridas que abandonou obteve o pior resultado do ano. Contudo o piloto norte-irlandês, que também foi vítima da má estratégia da Kawasaki, continua na frente do Mundial e tem 44 pontos de vantagem sobre Sykes.
Lorenzo Savadori completou o top cinco, numa corrida onde não parou e chegou a estar nos lugares do pódio. Contudo o enorme desgaste dos pneus na Aprilia RSV4 prejudicou a ponta final da prova do piloto italiano, o mesmo acontecendo com Leon Camier, que colocou a sua MV Agusta no sétimo lugar. Nota ainda para o positivo sexto lugar do convidado Mathieu Lagrive, piloto que compete no Mundial de Resistência.
Para amanhã está marcada a segunda corrida do fim de semana, que terá início às 12h00, hora de Portugal Continental.