SBK: Chaz Davies bisa em Jerez
A segunda corrida do Mundial de Superbikes, em Jerez, terminou como a contenda da véspera. Chaz Davies repetiu o triunfo numa corrida onde mais uma vez não deu hipóteses às Kawasaki de Jonathan Rea e Tom Sykes. Largando da sexta posição Davies saltou novamente para o primeiro lugar ainda na volta inicial e rapidamente ganhou uma vantagem confortável, que permitiu gerir a corrida como o piloto da Ducati tanto gosta. Esta foi a quarta vitória consecutiva do britânico na presente época, a nona no total, o que faz Chaz Davies igualar Jonathan Rea.
No segundo posto ficou precisamente Jonathan Rea, que acabou por levar a melhor no duelo com Tom Sykes, que foi terceiro. Porém este resultado é insuficiente para Rea revalidar o título desde já. Assim o piloto norte-irlandês vai para a último ronda da época, em Losail, com 48 pontos de vantagem sobre o seu companheiro de equipa e quando estão em jogo 50. Só uma catástrofe poderá tirar o título a Jonathan Rea, mas nas corridas nunca se sabe o que pode acontecer pelo que o piloto norte-irlandês apresentará todos os cuidados dentro de 15 dias. Nota ainda para o facto da Kawasaki ter ficado pela segunda ronda consecutiva sem subir ao lugar mais alto do pódio, algo que já não ocorria desde 2014. Apesar desta situação a marca verde abandona Jerez de la Frontera com o título de construtores na bagagem.
Nicky Hayden foi quarto e nas últimas voltas ainda tentou incomodar Tom Sykes, mas nunca teve hipóteses de ultrapassar o britânico. Aos comandos da Yamaha R1, Sylvain Guintoli completou o top cinco e igualou o seu melhor resultado esta época.
A 13ª e última do Mundial de Superbikes 2016 como palco o traçado de Losail (Qatar) no fim de semana de 29 e 30 de outubro.