SBK, 2021: Nova programação e horários

Por a 26 Dezembro 2020 14:30

A nova programação revelada para a temporada de 2021 de SBK inclui a Taça Yamaha bLU cRU e revisões aos horários dos treinos

Em termos das corridas de Sábado e Domingo, as coisas estão mais ou menos sem alterações.

Quatro classes vão deleitar os fãs nas rondas europeias na próxima temporada, enquanto que as SSP300 sofrem uma mudança significativa para 2021.

Haverá mais ação em todas as grelhas no Mundial Motul de Superbike, com a nova Copa Europeia Yamaha R3 bLU cRU  a juntar-se ao programa de cada fim-de-semana em rondas seleccionadas na Europa, o que significa que haverá até quatro categorias distintas para surpreender os fãs ao longo da temporada de 2021.

Uma outra grande mudança vem na categoria de SSP300, com os pilotos a já não serem divididos em dois grupos, mas a treinar como um grupo apenas durante a ação em pista.

Em termos das corridas de Sábado e Domingo, as coisas estão mais ou menos sem alterações.


SBK, 2021: Novas sanções no Regulamento

Novas sanções estão entre as alterações introduzidas nos regulamentos para a temporada de 2021 das SBK, enquanto as SSP300 passarão a contar apenas com um grupo em pista.

A Comissão de Superbike, composta por Gregório Lavilla (Dorna), Franck Vayssié (FIM), Tomonori Sato (Honda), Andrea Dosoli (Yamaha), Paolo Marchetti (Kawasaki), Marco Zambenedetti (Ducati), Marc Bongers (BMW), Brian Gillen (MV Agusta), na presença de Paul Duparc (FIM, Secretário da reunião), Scott Smart (Diretor Técnico das SBK), Dominique Hébrard (FIM CTI Sporting Manager) tomou as seguintes decisões em 2 reuniões realizadas por via eletrónica nos dias 14 e 16 de Dezembro de 2020:

Regulamentos Desportivos – Temporada Efetiva 2021

Restrições de treinos e de teste

A restrição de treinos e de ensaios foi revista principalmente para clarificar que tipo de motociclos de estrada são permitidos para fins de treino. O objetivo é evitar treinos e familiarização de pistas com motos preparadas para corridas.

As SSP300 já não competirão em dois grupos de qualificação, mas apenas num grupo.

Penalidade de volta longa

A sanção de Volta Longa, tendo provado a sua eficácia no GP, será também aplicada no leque de sanções para as SBK. No entanto, a Penalidade de Volta Longa não pode ser aplicada em todos os circuitos devido à sua configuração. Por conseguinte, será dever do Inspetor/Oficial de Segurança da FIM decidir em que circuito será aplicada.

Bandeiras Amarelas

Os pilotos que vêem uma bandeira amarela exibida são obrigados a abrandar para proteger os pilotos caídos e os comissários presentes. Os pilotos que passarem por uma zona de bandeira amarela numa sessão de treinos terão o tempo da volta cancelado. A mensagem dada aos pilotos é que não podem melhorar o seu tempo sob uma bandeira amarela, por isso não há razão para não abrandarem.

Introdução de painéis LED e consequências à dupla apresentação de bandeiras

Na última reunião da Comissão de Corridas de Circuitos da FIM, a utilização obrigatória de painéis LED foi anunciada em 2023 nas SBK e EWC (e em 2022 para os GP). Parece que será impossível combinar as informações atualmente dadas pelas 2 bandeiras em caso de mudança de aderência, por razões de visibilidade dos painéis LED. Foi decidido não exibir as bandeiras em conjunto com os sinais “Gotas de chuva” e “Mudança de adesão”.

Depósitos de Caução para Protestos e Recursos

O âmbito e a definição de protestos e recursos foram esclarecidos. Qualquer pessoa ou organismo que faça um protesto ou recurso terá sempre o seu depósito de caução devolvido no caso de o protesto ou recurso ser bem sucedido. Deixará de ser possível apresentar uma carta de garantia em vez de um depósito de caução. (Nota: É também prática corrente que as coimas e depósitos de segurança que são confiscados vão para um fundo administrado pela FIM para eventual utilização em boas causas).

Presença de helicóptero em circuitos

Quando haja um hospital aprovado pela FIM para a gestão de traumas, com um acordo em vigor para tratar pilotos lesionados, a 20 minutos ou menos do circuito por estrada em condições de condução de emergência, a presença de um helicóptero é dispensável desseque haja veículos adequados do tipo B.

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x