SBK, 2021, Estoril: Redding vence 1ª corrida sobre Razgatlioglu e Rea
Depois da volta mais rápida de sempre ao Estoril e de um novo recorde da pista, Jonathan Rea teve que se render à superioridade de Redding e Razgatlioglu, salvando o degrau mais baixo do pódio
O Campeão da Kawasaki ficou a 9 décimas do vencedor e Redding e Razgatlioglu foram os únicos a rodar abaixo do 1.37.
Redding e Jonathan Rea tiveram ambos um bom início mas foi a Ducati de Redding que conseguiu o salto sobre Rea na volta de abertura antes de Toprak Razgatlioglu (Yamaha Pata) ter conseguido passar Rea para terceiro lugar. Quando Redding e Razgatlioglu se separaram no final da volta inicial, Michael Ruben Rinaldi (Ducati Aruba) conseguiu lutar com Rea para o ultrapassar na Volta 2, embora Rea tenha respondido à volta seguinte para voltar aos lugares do pódio.
O trio lutou durante toda a corrida, com Rea no pneu SC0 e tanto Redding como Razgatlioglu no pneu SCX.
Lucas Mahias (Kawasaki Puccetti )conseguiu uma boa partida nos seus pneus SC0, um dos seis únicos pilotos a começar naquele pneu, para passar de 7º para 5º na volta de abertura antes de descer na ordem, enquanto os pilotos que tinham perdido posições através de tempos de Superpole faziam progressos; Mahias acabaria por terminar em 13º lugar.
Embora a batalha pela liderança tenha assentado a meio da corrida, o pneu SC0 de Rea parecia aguentar-se à medida que Rea fazia pressão sobre Razgatlioglu nas últimas etapas.
Isto significa que Redding reclamou as suas primeiras vitórias consecutivas após a sua última vitória na Corrida 2 na Ronda de Aragón, enquanto Rea subiu ao pódio pela 189ª vez na sua carreira nas SBK, o primeiro pódio da Kawasaki no Estoril desde Scott Russell em 1993.
Garrett Gerloff (Yamaha GRT) terminou em quarto lugar depois de perder terreno na partida, incluindo uma batalha com Rinaldi em quinto; Gerloff passou o piloto italiano nas últimas etapas da corrida para reclamar um lugar entre os quatro primeiros.
Rinaldi não conseguiu manter o seu ritmo durante toda a corrida e caiu quatro segundos para Gerloff no final da corrida, mas conseguiu terminar à frente de Chaz Davies (Team GoEleven) em sexto.
O piloto holandês Michael van der Mark (BMW Motorrad) lutou de fora dos dez primeiros para conseguir o sétimo lugar, com a BMW M 1000 RR a mostrar mais uma vez um ritmo forte, à frente de Álvaro Bautista (Team HRC) depois de o piloto espanhol ter começado em 18º após o seu tempo de Superpole ter sido eliminado.
Tito Rabat (Barni Racing Team) reclamou o seu melhor resultado em SBK até à data com o nono lugar, enquanto Andrea Locatelli (Yamaha Pata) garantiu um lugar entre os dez primeiros depois de se perder nas primeiras voltas da corrida.
Axel Bassani (Motocorsa Racing), o piloto mais jovem da grelha, foi outro piloto que teve um tempo de Superpole eliminado, mas conseguiu regressar ao 11º lugar e levar para casa o seu melhor resultado do SBK até à data, cinco segundos à frente de Leon Haslam (Team HRC).
Tom Sykes (BMW Motorrad) ficou em 14º, apesar de o piloto britânico ter subido na ordem nas fases iniciais antes de baixar novamente.
Kohta Nozane (GRT Yamaha SBK Team) reclamou o último ponto disponível na Corrida 1 com o 15º lugar, terminando um segundo à frente de Jonas Folger (Bonovo MGM Action).
Por volta da volta 9, Alex Lowes (Kawasaki) que estava a recuperar terreno, caiu na Curva 7, mas tal como Laverty, conseguiu voltar à corrida para terminar à frente de Loris Cresson (TPR Pedercini Racing).