SBK, 2021, Donington: Razgatlioglu vem detrás vencer
O Turco da Yamaha Pata veio da 13ª posição da grelha para bater um Rea pouco à vontade, que após um par de sustos, teve que se contentar com segundo desta vez
No arranque da primeira corrida de Superbikes, Rea, não perdeu tempo em arrancar à frente, saído da Pole, mas acautelando ao mesmo tempo cobrir as trajetórias dos pilotos imediatamente atrás ti que eram as BMW de v d Mark e Sykes.
Com Razgatlioglu a recuperar rapidamente, logo nas primeiras curvas da segunda volta Scott Redding caiu e a sua moto ficou de tal modo no meio de um campo relvado que lhe impossibilitou qualquer veleidade de regressar à pista.
Rea fugia à frente, mas Razgatlioglu já tinha passado as BMW e chegava a segundo em poucas voltas, e depois passaria Rea, que entretanto tinha tido um par de avisos ao encontrar algumas zonas da pista muito escorregadias para o seu Slick Pirelli SC0. O Turco veio passar o piloto da Kawasaki e passou a liderar na Yamaha Pata, chegando a afastar-se cerca de 3 segundos à frente até que Rea ganhou confiança nos seus pneus e começou a recuperar, fazendo voltas sucessivamente mais rápidas. Entertanto logo atrás desenvolvia-se uma batalha titânica entre v d Mark, Sykes, Lowes, Gerloff e Leon Haslam na Honda.
Com a Kawasaki a dividir primeiro as duas BMW, o holandês passou de repente de terceiro para 5º, e depois também Gerloff veio de trás para ultrapassar e Sykes passou a rodar em terceiro.
No entanto, uma manobra excessivamente agressiva de Lowes a tentar ultrapassar o piloto da BMW resultou em ambos terem que alargar a trajetória e o beneficiado foi Gerloff, que passou para terceiro. Um pouco mais atrás, Lucas Mahias perdia o oitavo lugar para Álvaro Bautista, que se vinha colar assim ao grupo de Halsam.
A liderança continuada de Razgatlioglu não mais seria ameaçada, com Rea sempre segundo e a batalha por terceiro a resolver-se com Gerloff a cair, sem ser o primeiro, nem será o último, piloto apanhado de surpresa pelo relevé invertido de Goddards.
Lowes consolidou assim o terceiro e Sykes o quarto lugar, com v d Mark a seguir, deixando as duas BMW nas posições seguintes, seguidos de Leon Halsam e do regressado Gerloff.
Incrivelmente, Razgatlioglu ficou sem gasolina mesmo sobre a meta e embora levasse a bandeira para vencer, beneficiou de uma boleia improvisada de Alex Lowes, a que se juntou também Lucas Mahias a ajudar o turco a regressar ao parc fermé para as celebrações da vitória.