SBK, 2021, Assen: Rea vence corrida Superpole, Locatelli desclassificado do pódio
Com os vários incidentes de ontem a excluir alguns pilotos, apenas 18 alinharam para a corrida Superpole de 10 voltas, que Rea controlou quase do início
Razgatlioğlu saiu da pole, mas foi Rinaldi que passou logo nas primeiras curvas, com Rea a chegar a segundo ainda na primeira volta.
Michael Van der Mark caiu logo a seguir, antes de completar uma volta, logo seguido de Álvaro Bautista na chicane.
Sykes, que arrancara em último, já estava em oitavo, com Gerloff em 11º.
À segunda volta, Rea começou a procurar sítios para ultrapassar Rinaldi, mas o italiano da Ducati tinha as coisas controladas e foi resistindo encontra Redding vinha para terceiro.
Pouco depois, Rea colocou-se no comando, deixando as duas Ducati em luta atrás de si.
Embora Rea fosse aumentando a vantagem, Rinaldi controlava os avanços de Redding para manter o segundo lugar e Razgatlioğlu, Locatelli, Lowes e Sykes vinham a seguir até sétimo, com Gerloff a chegar a oitavo, Davies nono e Bassani já 10º.
Lá atrás, Bautista regressara para rodar em 18º e a meio da corrida Razgatlioğlu
atacava Redding, que respondeu recuperando o terceiro lugar de novo.
A duas voltas do fim Razgatlioğlu já tinha recebido avisos dos limites da pista ao rodar isolado em terceiro, e Locatelli tinha vindo ultrapassar Redding para terminar no pódio, mas mais uma vez a secretaria inverteu o resultado real, declarando Rinaldi segundo ao baixar Razgatlioglu e Locatelli por pisarem uns mm de verde na chicane…
A nossa tabela abaixo reflete o resultado em pista antes da intervenção.