SBK, 2021, Aragón: Rea bate recorde de volta para assegurar a primeira pole de 2021
Uma volta tardia de Rea viu-o saltar na ordem e bater o recorde da volta em três décimos para assumir a sua 28ª pole position em SBK
A primeira sessão da Tissot Superpole do Campeonato Mundial de Superbikes de 2021 teve momentos dramáticos, quando Jonathan Rea (Kawasaki Racing) reclamou a pole para a Corrida 1 e para a corrida Tissot Superpole ao bater o recorde da volta.
Rea fez o melhor tempo mesmo no final da sessão, um 1:48.458, na sua novíssima Kawasaki ZX-10RR para liderar a sessão por 0,275s à frente do rival Scott Redding (Ducati Aruba), com Redding também sob o anterior recorde da Superpole e qualificando-se em segundo lugar, a 350ª aparição da Ducati na primeira fila.
Tom Sykes (BMW Motorrad) colocou a nova M 1000 RR na primeira fila com o terceiro lugar, um bom começo para a nova máquina.
Alex Lowes (Kawasaki Racing) tinha procurado uma partida na primeira fila, mas foi usurpado nas últimas etapas na curta sessão de 15 minutos.
Chaz Davies (Team GoEleven) garantiu a segunda fila na sua estreia com a sua nova equipa com o quinto lugar, o que significa que é a primeira vez desde Oran Park em 1988 que uma só nação bloqueou as primeiras cinco posições na Superpole.
A estrela americana Garrett Gerloff (Yamaha GRT) garantiu o sexto lugar como o mais rápido da Yamaha, e impediu um top six totalmente britânico ao terminar logo à frente de Leon Haslam (Team HRC)
Haslam estava apenas um décimo à frente do companheiro de equipa Álvaro Bautista, com Michael Ruben Rinaldi (Ducati Aruba) e Toprak Razgatlioglu (Yamaha Pata) em décimo lugar.
A estrela turca tinha-se qualificado mais acima na grelha, mas teve o seu melhor tempo eliminado após exceder os limites da pista, e foi despromovido para o décimo lugar.
O estreante Tito Rabat (Barni Racing) garantiu a quarta linha na sua Ducati Panigale V4 R na sua primeira sessão da Tissot Superpole, com Eugene Laverty (RC Squadra Corse) em 12º lugar na nova equipa satélite BMW.
Michael van der Mark (BMW Motorrad) foi 15º após uma corrida limitada na sessão de TL 3 desta manhã, e da sua queda ontem.
A primeira sessão de Tissot Superpole de Axel Bassani (Motocorsa Racing) foi interrompida por uma queda na Curva 3 cerca de cinco minutos após a sessão, embora o piloto mais jovem da grelha tenha sido capaz de se qualificar no 20º lugar.