SSP – GP do Qatar: Lucas Mahias vence em Losail e é Campeão do Mundo
Lucas Mahias (Yamaha) venceu este sábado do GP do Qatar do Mundial de Supersport, numa corrida intensa e onde o piloto da Yamaha, liderou praticamente do seu inicio até à bandeira de xadrez
Mahias , que saiu da pole position viu o seu companheiro de equipa Niki Tuuli , ascender à liderança, com Mahias a cair para segundo na frente de Federico Caricasulo (Yamaha) e Sheridan Morais também com Yamaha que ocupavam os primeiros lugares.
Na segunda volta Tuuli viu Lucas Mahias ascender à liderança, com Caricasulo a aproveitar para subir a segundo enquanto Jules Cluzel (Honda) passava para terceiro lugar e Tuuli numa só volta caia de primeiro para quarto.
Mais atrasado estava Kenan Sofuoglu (Kawasaki) , que ocupava a sétima posição, com a possibilidade de chegar ao seu terceiro título consecutivo de Campeão do Mundo a ficar mais complicado.
Na frente da corrida, Cluzel, subia a segundo a oito voltas do final, conseguia impor a sua Honda à Yamaha de Caricasulo, na mesma altura em que PJ Jacobson (MV Agusta) que ocupava a quinta posição, abandonava a corrida com problemas na sua moto.
Aproveitando o abandono de Jacobson, Sofuoglu, passou a quinto e rapidamente ultrapassou Sheridan Morais para alcançar a quarta posição.
Na frente só dava Lucas Mahias que estava à beira de conquistar o título de Campeão do Mundo, revelando-se bastante veloz e determinado. No entanto a quatro voltas do final Jules Cluzel ascendeu à liderança da corrida, com a sua Honda a mostrar-se a bom nível nesta última ronda da temporada, contudo Lucas Mahias, não demorou muito tempo atrás do seu compatriota da Honda, já que na volta seguinte voltou ao comando da corrida.
Com uma luta intensa na frente da corrida,Kenan Sofuoglu estava mais perto dos três da frente , a realizar um final de prova verdadeiramente incrível e a na entrada para as duas voltas finais encostou em Caricasulo, acabando mesmo por ultrapassar o italiano na entrada para a última volta, subindo a terceiro, mas o piloto da Yamaha respondeu e voltou à terceira posição.
Contudo o turco acabou mesmo na terceira posição já que com a meta à vista acabou por ultrapassar Caricasulo e assim garantir o último lugar do pódio.
Na frente Mahias resistiu aos ataques de Cluzel até à linha de meta vencendo a corrida e conquistando o título de Campeão do Mundo.
Nas contas de um campeonato, Lucas Mahias é assim campeão com 190 pontos, enquanto Kenan Sofuoglu termina como vice campeão com 161 pontos e Jules Cluzel terminou o mundial no lugar mais baixo do pódio com 155 pontos.
Classificação Final