SBK: Tom Sykes a ritmo alucinante na FP1 em Donington Park
Tom Sykes demonstrou um desempenho impressionante desde o início da primeira sessão de treinos livres para a oitava jornada das Superbike em Donington Park, mas foi uma abertura de prova preocupante para Alvaro Bautista e a Ducati.
Com o recorde de volta, pole positions e várias vitórias em Donington Park, a excelente forma de Sykes no circuito de Leicestershire faz dele o favorito para o pódio ou mais neste fim de semana e ele provou exatamente porquê ao ter derrotado a oposição na FP1.
Estabelecendo uma referência de 1:27.790s, não só nenhum outro piloto ficou abaixo de 1:28s, mas Sykes conseguiu o feito em três ocasiões ao longo da sessão a bordo da BMW S1000RR de fábrica.
Toprak Razgatlioglu provou ser o seu rival mais próximo na segunda posição, apesar de ter ficado a 0,4s do líder, enquanto Alex Lowes foi o terceiro mais rápido mas terminou a sessão com uma queda em Craner Curves que o deixou ileso, mas a sua Yamaha muito danificada.
Uma melhora tardia fez com que Loris Baz se tornasse o quarto mais rápido a bordo da Yamaha Ten Kate, com Michael van der Mark mostrando poucos efeitos adversos de sua lesão no pulso e cirurgia para aumentar sua velocidade para 5º melhor.
Jordi Torres perfez duas Kawasaki satélite à frente das ZX-10RR de fábrica com um sexto lugar, com Leon Haslam em sétimo e Jonathan Rea em oitavo.
De facto, foi uma manhã difícil para ambos os rivais ao título Rea e Bautista, que conseguiram apenas o oitavo e 11º, respectivamente, o último visivelmente lutando para encontrar um ambiente confortável na Ducati Panigale V4 R enquanto lutava contra a moto fora do ritmo da frente.
Por outro lado, o companheiro de equipa de Sykes, Peter Hickman, demonstrou um excelente ritmo na sua primeira saída na BMW, ao ser o nono mais rápido na sua primeira tentativa.
Com Lowes, Marco Melandri foi outro piloto a ter uma queda, embora a baixa velocidade em Goddards, enquanto o regressado Eugene Laverty, sofreu um duro retorno no dia 18 e durou para ficar em 11º na Ducati. O irlandês ainda está sujeito a verificações médicas para saber se pode continuar a competir este fim de semana.
(em atualização)