SBK: Rea estreia-se nas vitórias
Desde os treinos que o Norte-Irlandês da Kawasaki tinha lançado o repto, aproveitando-se das dificuldades naturais de Bautista em vista do seu menor conhecimento do traçado italiano.
Davies saiu da pole, mas poucas curvas volvidas desistiu por avaria, quando Rea já o tinha ultrapassado para liderar. Sykes dava forte replica atrás de Baustista, mas também ele viria a perder ritmo pouco depois para desistir também, sendo suplantado por um grupo de furiosos que incluía as duas Yamaha de Lowes e V D Mark, e as Kawasaki de Haslam e Razgatlioglu.
Com Sykes fora, seria o turco o homem forte deste grupo pois à medida que Lowes perdia terreno, a Kawasaki Pucetti com as cores da ELF veio para diante do grupo, após alguma troca de galhardetes com V D Mark. Foi o primeiro pódio do ano para Razgatlioglu, com Rea a cortar a meta mais de 8 segundos à frente de Bautista, depois de estabelecer novo recorde da volta em 1:46:023 ao longo das 19 voltas da provas.
O resultado, com Bautista 2º, pode ter tirado apenas 5 magros pontos ao avanço pontual do Espanhol, mas fez maravilhas pela motivação de Rea, que confessou ter estado a mentalizar-se para esta vitória.