SBK: Rea com primeira pole em Jerez
Todos os presentes tinham a noção da importância de uma boa posição na grelha numa corrida que se afigurava competitiva e disputada com temperaturas mais altas que as da sessão de Qualificação, que rondavam apenas os 23º no ar e 35º no alcatrão.
Assim, os suspeitos habituais carregaram desde o início, mas houve algumas surpresas. Uma foi a prestação de Lowes, que se colocou à frente a 5 minuto do final, enquanto V D Mark, que chegara a lidera os livres, estava apenas em 7º.
Claro que logo com 18 minutos ainda por correr Bautista se colocou à frente primeiro, com um tempo abaixo dos 1:39, mas 5 minutos depois, Rea fez uma volta rápida de 1:38:743 para liderar.
Cortese caía sem consequências na Yamaha GRT mas Melandri andava já entre os primeiros, e Davies permanecia em pista sem entrar sequer no Top 10.
Depois da ida às boxes para trocar de pneus, é Rea que aparece muito rápido, levando a reboque Haslam, de tal modo que suplanta a volta rápida da altura, que era de Lowes, com o seu 1:38.247 e faz Haslam saltar para 3º também.
Bautista tentou mesmo à última, o seu 1:38.823 deu-lhe a segunda posição, mas a surpresa foi mesmo Melandri em terceiro… O facto de Rea conseguir fazer a pole, um novo recorde por oposição ao de Melandri que vinha de 2017, é um bom sinal para uma corrida competitiva numa pista em que ultrapassar nunca é fácil…