SBK, Qatar: Rea tem metade das vitórias Kawasaki
Uma época magnífica terminou em grande estilo para Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), com o britânico a conquistar a 17ª vitória do ano. A vitória iguala o recorde do número de vitórias dele próprio e de Doug Polen numa temporada, definida em 2018 e 1991, respectivamente.
No entanto, a vitória na corrida foi outra conquista icónica de Rea, a 73ª vitória dele numa Kawasaki, representando exatamente metade da contagem de vitórias do fabricante nas Superbike.
Rea teve que lutar muito com Álvaro Bautista (Ducati Aruba.it) e com o companheiro de equipa do espanhol, Chaz Davies, durante uma parte da corrida, antes de poder acalmar-se e afastar-se no terço final da corrida.
A proeza de Rea no Circuito Internacional de Losail foi clara para todos, terminando a temporada em alta, tornando-a um 49º lugar consecutivo na pontuação, além de terminar cada uma das 37 corridas de 2019 entre os cinco primeiros…e a maioria no pódio.
Falando após a corrida, Rea declarou-se encantado com a maneira como as coisas terminaram no Campeonato Mundial de Superbike de 2019:
“Não consigo agradecer à equipa o suficiente, de todos na Provec Racing em Barcelona até à KHI no Japão e a todos os nossos patrocinadores de equipa. É um grande esforço de equipa e, embora eu seja quem anda na moto até à bandeira quadriculada, há centenas de pessoas atrás de mim neste projeto. Estou ansioso por começar já 2020! ”
Uma 17ª vitória da temporada apenas consolida a consistência de metrónomo de Rea nesta temporada, nunca terminando fora dos cinco primeiros. No entanto, Rea conquistou uma 88ª vitória na carreira sem precedentes na Corrida 2, ao subir ao pódio pela 168ª vez nas SBK: o seu próximo rival mais próximo é Troy Corser, com 130.
Ao conquistar o seu 5º título consecutivo em França, o recorde de Rea nas SBK fala por si.
Falando sobre a Corrida 2, Rea disse: “Foi incrível, que fim de semana! Eu senti-me muito bem com a moto; estávamos realmente fortes nalgumas áreas, noutras nem tanto, mas acho que o nosso pacote no geral estava realmente muito bom. Montámos uma corrida muito forte desde a primeira volta, mas é realmente difícil liderar aqui! O grupo estava lá e eu não me pude afastar como nas duas corridas anteriores. Quando faltavam sete voltas, baixei a cabeça e ataquei; tínha poupado o pneu e consegui vencer, estou super feliz. ”
O sucesso vitorioso da Kawasaki nas SBK começou em 1988 na quarta corrida do mundo, com Adrien Morillas conquistando a vitória no Hungaroring.
Scott Russell levou o fabricante à primeira coroa de pilotos nas SBK no Estoril em 1993. Podíamos mencionar outros como Phillis, Slight, Izutsu, Tamada, Ryo, Yanagawa, ou Sykes, mas o primeiro vencedor britânico da marca japonesa foi Chris Walker em Assen, em 2006.
Desde esse momento, todas as corridas, exceto quatro, foram vencidas por pilotos britânicos, 73 das quais por Jonathan Rea.