SBK, Laguna Seca: Rea começa à frente
A primeira sessão livre das SBK inaugurou o programa de Laguna Seca, com Rea a liderar com naturalidade, tendo averbado um tempo mais rápido de 1:23.440 logo no início da sessão. Lowes aparecia o 2º mais rápido, mas sem baixar do segundo 24, seguido de Davies e Sykes e só então aparecia Álvaro Bautista em 5º com Razgatlioglu e V D Mark a seguir.
A 20 minutos do final de sessão, Baz, Haslam e o regressado Laverty completavam o Top 10.
Rea veio à boxe e permaneceu longos minutos fora da pista, decerto efetuando ajustes à sua ZX10RR, com vista a melhorar ainda mais a sua volta rápida. Voltou a sair com ainda 14 minutos para acabar o treino, numa fase em que Sykes já rodava também em 1:23.986 para se colocar em 2º e Razgatlioglu tinha mesmo baixado Bautista para 6º.
Melandri, sempre rápido em Laguna, aparecia em 8º tirando Laverty do Top 10.
A 8 minutos do final, quase todos vieram à boxe para pneus, e ficou de se ver quem ameaçaria o tempo de Rea. Um que ficou foi Razgatlioglu, muito rápido no 3º sector, suficiente para o colocar em 3º atrás de Rea e Sykes. O Irlandês voltou a sair com 4,5 minutos ainda de pista, enquanto atrás em 10º Melandri mostrava também intermédios referenciais que o colocariam nos primeiros 4 igualmente.
O Wild Card e especialista local J D Beach era apenas 18º, decerto a tentar habituar-se aos Pirelli do Mundial, já que o Campeonato Americano se corre em Dunlop. A segundos do final, V D Mark tinha subido para 5º mais rápido, e o tempo de Rea permaneceu por bater.