SBK Jerez: Bautista acaba livres à frente
O primeiro dia de treinos livres em Jerez terminou com Álvaro Bautista (Ducati) em alta a liderar a FP2. Apesar de uma bandeira vermelha tardia, após um acidente espetacular de Loris Baz (Yamaha Ten Kate) deixar cascalho e detritos na Curva 4, a sessão ainda concluiu com muitas mudanças de posições.
O líder do campeonato esteve no topo da FP2 durante a maior parte da sessão, até ser batido por Van der Mark por um breve momento. O estreante espanhol, que correu muitas vezes em Jerez, voltou ao topo nos momentos finais com a volta mais rápida do fim-de-semana.
Michael van der Mark continuou o seu forte desempenho da sessão da manhã, tornando-se no primeiro piloto a entrar nos 1:39 na FP2, melhorando nos últimos cinco minutos para consolidar o seu forte ritmo.
O seu companheiro de equipa, Alex Lowes voltou a destacar-se no final, terminando o dia em 4º, com o par da Pata Yamaha a aproveitar o regresso a Jerez ao máximo. Chaz Davies (Ducati) teve um dia difícil, mas nunca se pode descartar o galês; o ex-vice-campeão de SBK terminou em décimo primeiro lugar na geral.
A estratégia da Kawasaki para Jonathan Rea parecia ser para mandá-lo para a pista e fazer com que ele desse voltas, com o atual quatro vezes campeão de SBK estabelecendo numerosas e rápidas voltas consecutivas. Na sua décima volta, Rea melhorou o tempo para terceiro nas tabelas combinadas, e o seu companheiro de equipe Leon Haslam completou o dia em nono na sessão.
Tom Sykes (BMW Motorrad), Campeão Mundial de Superbike de 2013, não melhorou o seu tempo até bem tarde na sessão, ficando em 5º no geral antes da Tissot Superpole no sábado. Já Markus Reiterberger (BMW Motorrad) saiu para a pista pela primeira vez. Sem tempo definido na FP1, a FP2 provou ser crucial para o piloto alemão, que terminou em 15º no final do dia.
Um forte início de FP1 para Melandri viu o italiano cair na FP2, apesar de ele ficar bem e de levar a moto de volta às boxes, para terminar em sexto em tempos combinados. O companheiro de equipe Sandro Cortese melhorou o tempo e completou o dia em 7º. Foi um início forte para a Yamaha com quatro dos sete primeiros.
Em oitavo lugar, Michael Ruben Rinaldi (BARNI Racing) desfrutou de uma forte FP2 e manteve a sua colocação no top 10. O italiano foi a segunda Ducati na sessão e também o terceiro piloto Independente atrás da dupla da GRT. O piloto da Puccetti, Toprak Razgatlioglu, terminou em décimo no final do dia.