SBK – GP de Portugal: Resumo do 2º dia em que Jonathan Rea arrasou em Portimão
Ao liderar todas as 20 voltas de corrida Jonathan Rea assinou ao início desta tarde de sábado no Autódromo Internacional do Algarve a sua quarta vitória consecutiva no circuito do sul de Portugal e a décima no campeonato.
O piloto da Kawasaki tinha conquistado a ‘pole-position’ alguma horas antes mas o momento mais marcante do dia foi mesmo a queda de Tom Sykes no arranque da terceira sessão de treinos livres que deixou o piloto inglês fora de prova e também das contas do campeonato, ele que já tinha 70 pontos de atraso face a Rea na chegada a Portugal.
Arrancando melhor que os seus adversários Rea conquistou mais de dois segundos logo na volta de abertura e enquanto a concorrência lutava pelos lugares secundários. Eugene Laverty (Aprilia) arrancou na segunda posição mas cedo começou a ser pressionado por Chaz Davies (Ducati).
O inglês tinha caído na qualificação e arrancou apenas na nona posição, mas na quinta passagem pela meta era já segundo, posição que nunca mais largou até à bandeira de xadrêz. Laverty perdia ainda mais até ao final, tendo cruzado a linha de meta na sétima posição no final de uma corrida onde as derradeiras voltas tiveram em Marco Melandri (Ducati) e Leon Camier (MV Agusta) os grandes animadores.
Melandri subiu ao terceiro posto na oitava volta mas nas últimas cinco teve que manter a concentração face a um inspirado Camier que veio de oitavo na primeira volta para pressionar o italiano na fase final para tentar o melhor resultado de sempre com a MV Agusta. Isso não aconteceu e foi mesmo Melandri a fechar o pódio com 4 décimas de vantagem sobre o inglês que amanhã arranca na ‘pole’ para a segunda corrida.
Com a vitória conquistada Jonathan Rea tem agora 95 pontos de vantagem sobre Tom Sykes, podendo domingo perder a segunda posição do campeonato para Chaz Davies pois estão agora separados por 15 pontos.
O dia foi igualmente marcado pela ‘pole-position’ de Kenan Sofuoglu nas Supersport, a quarta do ano para o campeão do mundo, sendo que Alfonso Coppola assinou a primeira posição na qualificação das Superstock 300, ele que teve que ultrapassar primeira a Superpole 1 e depois surpreender para assinar a volta mais rápida.
Este sábado encerrou com a qualificação das Superstock 1000, onde Florian Marino foi o melhor na frente de Mike Jones e Roberto Tamburini.