SBK – GP do Qatar: Jonathan Rea vence pela primeira vez em Losail
Jonathan Rea (Kawasaki) assegurou esta sexta-feira a vitória na primeira corrida do GP do Qatar, onde o piloto irlandês acabou por dominar desde o seu inicio, vencendo assim pela primeira vez no circuito de Losail.
Na largada Rea, saindo da pole position, assumiu o comando da corrida, trazendo consigo o seu companheiro de equipa Tom Sykes, a Yamaha de Alex Lowes, Xavi Fores (BMW) e a Ducati de Chaz Davies.
Contudo a queda de Fores à passagem da segunda volta, deixou Davies encostado em Lowes, em luta pela terceira posição. No entanto na quarta volta das 17 da corrida, o piloto britânico da Ducati, ultrapassa de uma assentada, Lowes e Sykes que acaba por cair de segundo para quarto.
Tom Sykes denotava algumas dificuldades com a sua Kawasaki, ao contrario do seu companheiro de equipa que aumenta a diferença que o separava dos seus perseguidores.
Com Sykes a cair na classificação Michael van der Mark (Yamaha), começava a ameaçar o quinto lugar do piloto da Kawasaki, contudo o piloto holandês da Yamaha acabou por cair a 13 voltas do final na curva nove, sendo obrigado a abandonar.
Pouco depois foi a vez de Alex Lowes sofrer uma queda quando estava na luta pela segunda posição com Chaz Davies, acabando por se afundar na classificação. Lowes ainda voltou à corrida, na 13ª posição, mas não por muito tempo, já que acabou por sofrer uma segunda queda e abandonar a corrida.
No final, Rea acabou por vencer pela primeira vez no Qatar, conquistando a sua 15ª vitória do ano, aproximando-se assim do recorde de pontos numa temporada que pertence, ainda, a Colin Edwards, relegando para a segunda posição Chaz Davies a 4,944s, enquanto Marco Melandri foi terceiro a 10,405s, na frente de Eugene Laverty (Aprilia) a 12,052s do vencedor.
A fechar o top cinco desta primeira corrida do GP do Qatar, ficou Lorenzo Savador (Aprilia) que terminou a 12,339s, na frente de Tom Sykes que não foi além de um sexto lugar a 15,587s do seu companheiro de equipa
Com estes resultados Chaz Davies, que ocupa o segundo lugar do campeonato, tem agora 10 pontos de vantagem sobre Tom Sykes que é terceiro, deixando tudo em aberto para a segunda corrida do GP do Qatar que terá lugar sábado partir das 16h30, hora de Portugal continental.
Classificação final da 1ª corrida