A terceira de Rea

Por a 12 Março 2016 09:40

Pela segunda vez este ano o Campeonato do Mundo de Superbikes realizou uma prova do calendário com o seu novo formato – corrida no Sábado e no Domingo. No arranque para a primeira corrida hoje realizada, e com as temperaturas a rondarem os 35 graus centigrados, Michael Van Der Mark não arrancou tão bem como desejaria e rapidamente as duas Kawasaki de Jonathan Rea e Tom Sykes assumiram o comando do pelotão para 20 voltas de corrida.

Com todos os pilotos a lutarem com a aderência do asfalto de Buriram, especialmente quando deixavam a trajectória mais limpa à  procura das ultrapassagens, Tom Sykes assumiu o comando depois de um erro de Rea na última curva da volta inicial e Van Der Mark recuperava bem do mau momento do arranque para ser terceiro já na segunda volta, mas com quase meio segundo de diferença para os dois primeiros.

Com a ‘cabeça’ da corrida a ficar entregue aos dois oficiais Kawasaki e a Van Der Mark, Chaz Davies rodava isolado em quarto, enquanto que Giugliano tinha que se preocupar com Nicky Hayden e Alex Lowes, com este a conseguir passar o norte-americano para começar a incomodar o italiano da Ducati. Van Der Mark era o mais rápido dos trio da frente e com uma mão cheia de voltas cumpridas começava a incomodar os homens da Kawasaki.

Mas a sujidade do circuito fazia vitimas e antes de entrarmos nas derradeiras dez voltas Sykes e Rea descolaram de Van Der Mark, que se atrasou para ficar sozinho em terceiro, ao mesmo tempo que Lowes e Hayden também falhavam uma travagem. Davies era o quarto e Guintoli estava em quinto. Ao entrar na segunda metade da corrida Hayden abandonava com um problema na sua moto e Giugliano juntava-se a Davies para logo de seguida passar o inglês quando este ‘abriu’ em demasia uma curva, mas Davies logo de seguida respondia e recuperava a posição. Surpresa era mesmo a prestação de Reiterberger, o mais jovem do pelotão, que rodava em sétimo, para superar mesmo Guintoli quando faltavam meia dúzia de voltas, ele que era a melhor BMW em pista.

Na entrada para as últimas cinco voltas surgiu o esperado ataque de Jonathan Rea ao primeiro lugar de Sykes e depois de se mostrar várias vezes ao colega de equipa o campeão do mundo saltou mesmo para a liderança antes de entrar nas últimas quatro voltas. Rapidamente Rea começou a ganhar espaço a Sykes e na luta entre Davies e Giugliano foi o italiano a cometer um erro a três voltas do final para deixar Davies sozinho em quarto. Na saída da última curva a caminho das duas últimas voltas era Giugliano quem caía quando exagerou na tentativa de entrar novamente na luta com Davies.

Jonathan Rea caminhava para mais uma vitória neste campeonato, a terceira consecutiva este ano, batendo Tom Sykes em mais uma ‘dobradinha’ Kawasaki no mundial. Michael Van der Mark fechou o pódio na frente de Chaz Davies e de Reiterberger, com Lowes a ser o melhor das Yamaha.

Classificação 1ª corrida

 

 

 

author avatar
Rui Belmonte
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x