EWC: Comunicação via rádio equipa/piloto será testada
Depois de no Mundial de MotoGP ter sido dada recentemente luz verde para a utilização do sistema de comunicação entre equipas e pilotos através de mensagens no painel de instrumentos das motos o Mundial de Resistência prepara-se também para entrar no ‘mundo da comunicação’ entre o binómio piloto/equipa ou pelo menos para desbravar caminho tendo em vista o futuro.
Durante as 8 Horas do Slovakia Ring foi tomada, em conjunto, uma decisão entre o promotor do campeonato, o Eurosport Events, e a Federação Internacional de Motociclismo, que teve o conhecimento das equipas, onde foi proposto que durante os testes de preparação da próxima época será ensaiado um sistema de comunicação via rádio que permite o diálogo entre os pilotos e as suas equipas.
O objetivo passa por ver como é que este sistema pode ser utilizado sem comprometer o conforto e segurança dos pilotos enquanto estão aos comandos das suas motos em pista. Caso os resultados desta experiência sejam positivos e consequentemente aprovados pela FIM, o Eurosport Events vai trabalhar em conjunto com as equipas que fazem o campeonato na totalidade para que este sistema seja utilizado durante as provas.
Como empresa responsável pela transmissão televisiva do Mundial, o Eurosport Events é sem dúvida uma das partes interessadas que esta proposta avança, pois assim a transmissão fica mais rica, seja para adeptos ou comentadores, que poderão perceber através das comunicações via rádio diversas situações que ocorrem durante uma corrida, algo que já acontece em outra disciplinas nomeadamente no automobilismo.
Resta ainda dizer que para esta ideia avançar a todo o vapor falta somente a aprovação por parte da Comissão de Corridas da FIM na sua próxima reunião.