EWC, Bol d’Or, 18ª hora: Suzuki firme na liderança, abandono da Honda
Com 565 voltas completadas ao circuito francês de Paul Ricard, a Suzuki #12 pilotada por Gregg Black, Sylvain Guintoli e Etienne Masson lidera o Bol d’Or, depois do abandono da Honda a meio da noite. Devido a uma falha no motor da CBR1000 RR-R SP, o sonho do título Mundial de Endurance acabou para Josh Hook, Mike di Meglio e Alan Techer quando ocupavam o terceiro lugar. A Suzuki lidera à frente da YART Yamaha #7 (Niccolo Canepa, Marvin Fritz e Karel Hanika) que com a desistência da Honda se torna principal a favorita ao título mundial.
Durante a noite, a BMW oficial teve de fazer uma visita não programada às boxes por volta da 1h00 porque um problema técnico impediu a M1000RR de seguir na corrida conforme planeado. No entanto, Markus Reiterberger voltou à corrida após alguns minutos. Durante a noite, a equipa de Werner Daemen lutou para voltar ao top 5 saindo do 10º lugar.
Pela manhã a BMW teve que resolver outro problema na moto, desta vez novamente foram perdidos alguns minutos, fazendo com que a equipa ficasse na posição 5 após dois terços da distância da corrida.
Porém, a meio da corrida o drama bateu à porta a Honda. A FCC TSR Honda France estava a caminho do título do campeonato mundial e estava em terceiro lugar na corrida, quando a CBR1000RR-R SP de repente parou de funcionar. Depois de meia hora, o motivo era conhecido: danos no motor da Fireblade e, portanto, uma saída antecipada da corrida de 24 horas. O sonho terminava para Josh Hook, Mike di Meglio e Alan Techer.
Depois de 16 horas, a Yoshimura SERT Motul com Gregg Black, Etienne Masson e Sylvain Guintoli, que faz sua última corrida pela SERT, está na primeira posição. A equipa 17 vezes campeão mundial ocupava o 1º lugar. A austríaca YART Yamaha estava em 2º lugar após 16 horas, amealhando por isso mais nove pontos no campeonato.
A Honda ainda está no topo da classificação do Campeonato do Mundo virtual, mas a YART está a apenas quatro pontos. A BMW está em terceiro lugar, 31 pontos atrás. No final da corrida ainda restam 60 pontos para o vencedor.
A Kawasaki Webike Trickstar (de Puniet, Watanabe, Leblanc) e o número 333 (Viltais Honda Racing) com Florian Alt, Leandro Mercado e Steven Odendaal tiveram que lutar com pequenos problemas. Ambas as equipas tiveram paragens não planeadas nas boxes, mas ainda lutam pelo top 6.
Logo atrás deles está a National Motos (Honda), favorita ao título de Superstock na posição 7 da geral, porém a equipa francesa tem a Kawasaki do Team 33 Louit April Moto apenas um minuto atrás no pescoço.
A equipa Boliger Kawasaki continuou a debater-se durante a noite com problemas de eletrónica, pelo que ocupa a 22ª posição com Nico Thöni, Marcel Brenner e o português Pedro Nuno, logo atrás da Motobox Kremer Racing.
Neste momento, Etienne Masson com a Suzuki da equipa Yoshimura SERT lidera de forma tranquila a corrida, com uma vantagem de 7 voltas sobre a YART Yamaha pilotada pelo alemão Marvin Fritz. Já a Honda #333 conduzida neste momento por Steven Odental ocupa a terceira posição à frente da moto #4 da Kawasaki Beringer Racing Randy Krummenacher, Hugo Clere e Bap Guittet. A BMW ocupa a quinta posição com a moto #11 da Kawasaki Webike Trickstar a fechar a classificação dos seis primeiros.
Estamos agora a cerca de 4 horas do final da prova.
A classificação atualizada pode ser consultada no Live Timming em https://www.fimewc.fr/fr/live-timing