Endurance, 2021, 12 Horas do Estoril: Equipas preparam-se
A segunda etapa do Campeonato do Mundo de Endurance de 2021 terá lugar em Portugal no sábado 17 de Julho. As equipas tiveram ontem um dia de treinos privados para se familiarizarem novamente com o circuito do Estoril
O tempo estava ensolarado com fortes rajadas de vento, e os pilotos estavam ansiosos por se prepararem o melhor possível para o primeiro treino livre oficial e qualificação na quinta-feira.
Para a 2ª edição das 12 Horas do Estoril, algumas equipas puderam basear-se no que aprenderam no ano passado, tais como a Equipa Oficial Yamaha YART, vencedora de 2020, e a Honda France F.C.C. TSR, que terminou em segundo lugar menos de 25 segundos atrás da vencedora.
Mas para outras equipas, é a sua primeira vez no Estoril. Este é o caso de algumas equipas ambiciosas que tiveram azar nas 24 Horas Motos há semanas: A Tati Team Beringer Racing na classe EWC e a Yamaha Team 18 Sapeurs-Pompiers CMS Motostore, além da Team 33 Louit April Moto em Superstock.
Para a Moto Ain, vencedores na classe Superstock no Estoril no ano passado, a mudança para o EWC significa que tiveram de rever toda a configuração da sua Yamaha R1.
O chefe de equipa da Moto Ain, Pierre Chapuis, conta com a perícia de Randy de Puniet para atingir rapidamente um alto nível de desempenho.
O francês monta a Yamaha da Moto Ain com o piloto italiano Roberto Rolfo e o suíço Robin Mulhauser.
A Ducati ERC Endurance também trabalhou arduamente ontem. No ano passado, em Portugal, a equipa alemã estava a realizar a sua segunda prova com a Panigale V4R. No Estoril, a Ducati ERC Endurance obteve o apoio de um piloto de testes da Ducati acompanhado pelo mecânico de Scott Redding no campeonato mundial de Superbike.
Valerá a pena assistir aos treinos na quinta-feira para ver que progressos a equipa da fábrica fez com Mathieu Gines, Louis Rossi e Étienne Masson na sela da Ducati #6.
O treino livre oficial começa às 11 horas locais de quinta-feira, com a primeira sessão de qualificação a seguir às 16 horas.