10 factos sobre as SBK em Jerez

Por a 5 Junho 2019 14:16

Conheça algumas estatísticas antes do retorno das SBK a Espanha para a ronda Espanhola de Jerez de La Frontera Acerbis

Após as primeiras treze corridas da temporada, só houve dois vencedores: Álvaro Bautista (Ducati ARUBA), que conquistou 11 vitórias até agora, e Jonathan Rea (da Kawasaki Racing), que venceu duas vezes. É a primeira vez que isso acontece na história das SBK. O recorde anterior foi de 12 vitórias obtidas por apenas dois pilotos desde o início da temporada. Ocorreu em 2003 quando Neil Hodgson ganhou 11 vezes e James Toseland uma vez. A sequência foi quebrada por Ruben Xaus, companheiro de equipe de Hodgson, que reivindicou um duplo em Misano.

Jonathan Rea, em Jerez, fará a sua primeira tentativa de alcançar os 150 pódios em SBK: a sua pontuação é agora de 147. Até agora, ninguém alcançou a marca de 150 pódios na história do Campeonato. Ao alcance de Rea, está também o recorde de pódios para um único fabricante: ele já subiu ao pódio 105 vezes para a Kawasaki, e o recorde é de 107, estabelecido pelo seu ex-companheiro de equipe Tom Sykes (BMW Motorrad).

Jonathan Rea registrou o seu 24º pódio consecutivo em Imola, e está a apenas um pouquinho da sequência recorde de todos os tempos de Colin Edwards, da segunda à última corrida da temporada de 2002.

A corrida 1 em Jerez será para o piloto da Ducati, Chaz Davies, a 190ª corrida em SBK; a corrida Superpole será a sua 140ª partida com a Ducati.

O sexto lugar na grelha traz sorte a Davies em Jerez: ele venceu todas as suas três corridas no circuito espanhol a partir dessa posição.

As últimas seis vitórias no Circuito de Jerez Angel Nieto foram todas tomadas por pilotos britânicos: 3 por Chaz Davies, 2 por Rea e 1 por Sykes.

Cinco vezes em seis, o vencedor fez a dobradinha em Jerez: 1990 (Roche, Ducati); 2013 (Laverty, Goeleven); 2014 (Melandri, GRT Yamaha; 2016 (Davies); 2017 (Rea).

Nas primeiras sete corridas disputadas em Jerez, cinco vezes foi o homem da pole que venceu a corrida, a última em 2015, na Corrida 1 (Sykes). Desde então, nenhuma das cinco vitórias veio do homem na pole.

Apenas uma vitória aqui não veio dos seis primeiros lugares da grelha: foi a de Jonathan Rea, vencendo na 9ª posição da grelha em 2017, a Corrida 2.

Se Leon Haslam (Kawasaki Racing) conseguir um pódio a partir de Jerez, o intervalo entre o primeiro e o último pódio ultrapassará os 15 anos. Até agora, apenas dois pilotos conseguiram marcar pódios em corridas com mais de 15 anos: Troy Corser (16 anos, 1 mês, 25 dias entre o primeiro pódio em Donington, 1994 e o último em Misano, 2010) e Noriyuki Haga (15 anos, 1 mês entre Sugo 1996 e Imola 2011).

author avatar
Paulo Araújo
Jornalista especialista de velocidade, MotoGP e SBK com mais de 36 anos de atividade, incluindo Imprensa, Radio e TV e trabalhos publicados no Reino Unido, Irlanda, Grécia, Canadá e Brasil além de Portugal
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x