TT: Sam Sunderlad assume liderança em Abu Dhabi
Está terminada a terceira etapa do Abu Dhabi Desert Challenge, prova que inaugura a temporada de 2018 do Mundial de Cross Country e Ralis. Hoje os concorrentes tiveram novamente pela frente um dia com muita areia e que teve um total de 372.55 quilómetros, 281.34 dos quais foram em luta contra o cronómetro.
O mais veloz foi Sam Sunderland, piloto que está a correr no país onde reside. Sunderland obteve o primeiro triunfo em tiradas, nesta edição da corrida, ao superar por 6m03s o seu colega de equipa e vencedor do último Dakar, Matthias Walkner.
Seguiu-se a melhor não KTM que foi a Honda de Kevin Benavides. Porém o piloto argentino cedeu 9m01s para Sam Sunderland. Ricky Brabec e Paulo Gonçalves, que não evitou uma queda durante a tirada, completaram o top cinco.
Quem também teve um dia duro foi Pablo Quintanilla que partiu para a etapa no primeiro posto da classificação geral. Após a zona de reabastecimento o piloto da Husqvarna teve um problema técnico na sua moto, como já não chegassem aqueles que teve no Dakar, e que ajudou a que no final da jornada cedesse 12m02s para Sam Sunderland. Assim Quintanilla perdeu o comando da prova e caiu para o quarto lugar da classificação geral a 10m54s de Sunderland, que é o novo líder da corrida.
Numa prova onde até ao momento ninguém segurou a liderança por mais do que uma etapa, Matthias Walkner é o segundo. O austríaco está a 6m03s do primeiro lugar e é secundado pelo melhor representante da Honda, Kevin Benavides. O argentino está a 9m01s do comando e continua bem dentro da luta pela vitória, onde a KTM parece ser a principal favorita a tal objetivo.
Seguem-se Paulo Gonçalves, que manteve o quinto lugar na geral, e Ricky Brabec, situação que permite à Honda colocar três motos nas seis primeiras posições. Se olharmos para o top 10 vemos que são cinco as máquinas da insígnia da asa dourada entre os 10 primeiros. Porém falta chegar ao ‘fruto mais apetecido’.
Amanhã os concorrentes terão pela frente 390.66 quilómetros dos quais 224.49 serão cronometrados. Será a penúltima tirada da corrida que está a realizar-se nos Emirados Árabes Unidos.