TT: Pablo Quintanilla retorna ao comando em Abu Dhabi
Está encerrada a quarta tirada do Abu Dhabi Desert Challenge, prova que realiza-se nos Emirados Árabes Unidos e dá o pontapé de saída para a temporada de 2018 do Mundial de Cross Country e Ralis. Hoje os concorrentes das duas rodas tiveram pela frente a penúltima etapa e cumpriram 244.49 quilómetros cronometrados, novamente marcados por muitas dunas.
Depois de ontem ter tido problemas na sua moto, hoje Pablo Quintanilla e a Husqvarna estiveram intratáveis tendo obtido a segunda vitória em quatro jornadas realizadas. O ritmo imprimido pelo piloto chileno permitiu mesmo ascender novamente ao comando da corrida e manter a bitola de que até ao momento ninguém segurou a liderança por dois dias consecutivos. Quintanilla tentará quebrar essa malapata amanhã, mesmo sabendo que abrirá a pista com todos os problemas que isso acarreta, num dia onde a navegação será muito exigente.
Quem teve um dia para esquecer foi o anterior líder, Sam Sunderland. O piloto da KTM sofreu uma queda na fase inicial do setor cronometrado que deixou o britânico magoado de um joelho, com o equipamento de navegação danificado e sem água durante o resto do dia, ainda para mais num local onde as elevadas temperaturas são uma realidade. Sunderland rodou 235 quilómetros nestas condições e perdeu 17m11s para Pablo Quintanilla. Mesmo assim caiu somente para o segundo lugar da classificação geral e está a 6m17s do comando da corrida. Tudo ainda é possível para o vencedor do Dakar de 2017 que reside neste mesmo país.
Com os problemas de Sam Sunderland o melhor homem da KTM foi Toby Price, que quedou-se pelo segundo lugar da etapa apesar de estar ainda magoado da queda, sofrida na etapa de segunda-feira, e que comprometeu a sua corrida.
Já no campo da Honda o melhor homem foi Paulo Gonçalves que terminou a etapa em terceiro a 5m42s de Pablo Quintanilla. Porém Gonçalves manteve o quinto posto da geral, onde o melhor piloto da insígnia nipónica continua a ser Kevin Benavides. O argentino é terceiro a 9m59s do primeiro lugar e continua na luta pela vitória.
Paulo Gonçalves é quinto a 17m59s e amanhã terá de estar em alerta máximo, pois tudo pode ainda acontecer nesta prova onde está a regressar à competição depois de ter falhado o Dakar de 2018 por lesão. De referir ainda que entre os dois pilotos da Honda está Matthias Walkner, que está a praticamente um minuto de Kevin Benavides.
Amanhã tem lugar a quinta e última etapa da prova. Serão 218.57 quilómetros cronometrados num total de 356.06, sendo que tudo irá terminar no mesmo local que acolheu a partida do evento: o circuito de Yas Marina em pleno Abu Dhabi.