TT: Está a chegar a Baja Portalegre
É novamente com uma forte lista de inscritos que a Baja Portalegre 500 recebe os pilotos do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. A ‘Cidade Branca’ como é conhecida, acolhe pela 32ª vez a prova rainha do TT nacional, este ano não para encerrar a época, mas sim como penúltima ronda do ano face ao adiamento do Raide TT de Góis.
Com organização a cargo do ACP Motorsport a prova será dividida em três dias nos quais pilotos e máquinas terão que cumprir uma quilometragem superior aos 553 quilómetros, dos quais 423 serão cronometrados. O primeira dia, 26 de outubro, estará reservado às verificações técnicas e administrativas nas instalações da Nerpor, onde estará situado o parque-fechado e centro nevrálgico da prova, seguindo-se ao final do dia a já tradicional cerimónia de partida oficial nos Jardins do Tarro no centro da cidade de Portalegre.
No dia seguinte o emblemático Prólogo na Herdade das Coutadas junto a Portalegre promete levar novamente uma imensa massa humana até ao local para acompanhar ao vivo o primeiro confronto da prova. Com cinco quilómetros de extensão o Prólogo será o aperitivo dos 98 quilómetros da tarde que terão partida em Ponte de Sor. A fechar a prova, e já no dia de sábado, 320 quilómetros serão colocados perante os resistentes das motos, moto4 e SSV.
Luís Oliveira, vencedor da edição de 2016, vai certamente tentar “vingar” o azar do ano passado quando a 20 quilómetros do final problemas com a sua moto o obrigaram a renunciar ao primeiro lugar com António Maio. Com várias passagens pelo TT, André Villas-Boas é outro nome que faz parte da lista de 398 participantes na prova.
O treinador de futebol vai alinhar na Baja Portalegre pela segunda vez, novamente aos comandos de uma KTM 350 EXC F, e terá seguramente como objetivo melhorar o 69º lugar conseguido em 2016.
Dois pilotos que prometem despertar as atenções são os polacos Maciej Giemza e Adam Tomiczek. Ambos júniores, Giemza chega a Portalegre como vencedor da Taça do Mundo FIM de Cross Country Júnior em 2018 e 2017, enquanto Tomiczek foi terceiro na Taça do Mundo de Bajas Júnior este ano.
Outro dado digno de nota, é a internacionalização da Mini Baja. O projecto de formação de jovens pilotos de todo-o-terreno de duas rodas lançado pelo Automóvel Club de Portugal há nove anos tem atraído sempre um número interessante de participantes e este ano vai contar com uma piloto da República Checa. A jovem Nelly Caisová, de 15 anos, é a única rapariga do grupo e vai competir contra 13 outros jovens rivais, todos eles portugueses.
Estão assim reunidos os ingredientes para o que promete ser mais uma grande edição da Baja Portalegre 500 a disputar entre os próximos dias 25 a 27 de outubro.