Tomás Dias, Baja Portalegre, Final (5.º): “Conseguir um Top 5 é um sonho tornado realidade”
Apenas no seu segundo ano no campeonato nacional de Todo-o-Terreno, Tomás Dias conquistou um excelente 5.º posto absoluto na Baja Portalegre 500!
O jovem de Reguengos de Monsaraz já havia dado nas vistas na Baja TT Sharish Gin ao alcançar um 2.º lugar à geral. E em Portalegre confirmou todo o potencial que lhe é reconhecido!
Relativamente ao CNTT de 2023, o alentejano disse-nos que “esta foi a minha segunda época, ganhámos um pouco de experiência com a época anterior. Tinha um objetivo de acabar todas as corridas no top 10! Apenas falhámos em Góis mas dei tudo de mim e fiquei satisfeito!“
“Portalegre é uma prova com poucas ‘armadilhas’, o que torna a corrida perigosa é mesmo a água! A minha moto tem as entradas de ar para o filtro de ar na parte frontal e, logo na ribeira do prólogo, tive problemas. A moto quase se desligou e quase não cheguei ao fim! No setor da tarde, ainda não tínhamos solução, por isso tivemos que ter muito, mas memo muito cuidado com a água!” referiu o piloto da Fantic sobre as etapas de sexta-feira.
Acerca dos 302 km de sábado, o jovem de Reguengos de Monsaraz contou que “improvisámos umas proteções de água e assim conseguimos atacar durante toda a corrida sem qualquer problema! A corrida tem muitas partes rápidas e muitas zonas técnicas. É nas zonas abertas e rápidas que me sinto mais confortável e Portalegre tem muitas zonas assim!“
O resultado superou claramente as expectativas: “Queria rodar o mais à frente possível na corrida mas o objetivo mínimo era terminar nos 10 primeiros! Mas conseguir um Top 5 é um sonho tornado realidade! Aliás, tal como o 2.º lugar à geral em Reguengos. Tenho que agradecer a todos os meus patrocinadores e amigos! Porque foram uma família que me deu tudo o que precisei!“
Parabéns, Tomás!
:.
(Foto: João da Franca / ACP Motorsport)