Rally Andaluzia, SS1: Rodrigues e Gonçalves de novo nos 10 primeiros, Van Beveren vence
Foram poucos os que escaparam às penalizações no primeiro setor seletivo do Rally da Andaluzia, prova que encerra o campeonato do mundo de Rally Raid de 2022.
Kevin Benavides foi o mais rápido a percorrer os 329 km da etapa que se disputou na região de Sevilha. No entanto, o piloto da KTM seria penalizado em 6 minutos por ter excedido o limite de velocidade numa zona controlada.
Com isto, Adrien Van Beveren foi premiado com o triunfo na tirada de hoje. O piloto da Honda cumpriu a etapa em 4h45m33s e, acima de tudo, foi dos poucos que não sofreu qualquer penalização.
O francês seria 2m34s mais lesto que Sam Sunderland, o vencedor do prólogo de quarta-feira. Líder do campeonato do mundo à chegada a Espanha, o piloto da GasGas não se livrou de uma penalização de 2 minutos por ter falhado um “waypoint”.
Luciano Benavides terminou o dia a somente 1m19s do britânico e juntou-se a Van Beveren no restrito grupo de pilotos sem penalizações. O piloto da Husqvarna terminou assim na frente do seu irmão, Kevin Benavides, relegado para o 4.º posto.
A fechar o Top 5 ficou Tosha Schareina, o privado que voltou a dar luta aos pilotos oficiais, tal como tinha acontecido no prólogo.
Rodrigues e Gonçalves no Top 10
Joaquim Rodrigues também evitou as penalizações e a recompensa seria um ótimo 7.º posto a menos de 2 minutos de um lugar no Top 5 e na frente do seu colega de equipa da Hero, Ross Branch.
Rui Gonçalves voltou a dar excelentes indicações sobre o resultado que pode vir a obter nesta prova. Mesmo com uma penalização de 2 minutos, o piloto de Sherco terminou o dia em 9.º.
Sebastian Bühler foi o 12.º mais rápido a 4m12s do Top 10 mas, à semelhança de Mário Patrão, o final podia ser outro se não existissem as penalizações que afetaram tantos pilotos.
Ainda assim, o piloto de Seia foi 6.º na classe Rally2 e manteve a liderança entre os Veteranos.
A segunda etapa do Rally da Andaluzia disputa-se esta sexta-feira. Os concorrentes terão de enfrentar 228 km cronometrados e 340 km de ligação. Esta é a especial mais longa desta edição da prova, com um total de 568 km percorridos na província espanhola de Málaga.
:.
(Foto: RallyZone)