Paraguai renuncia ao Dakar 2018
Em 2017 pela primeira vez desde que rumou à América do Sul, o Dakar saiu do Paraguai com o tiro de partida para a maior prova de todo-o-terreno do mundo a ser dado na capital Assunção. Contudo esta situação não irá repetir-se em 2018 com o Paraguai a renunciar à presença na prova, que assim deverá passar pela Argentina, Bolívia e o regressado Peru.
Através de uma carta endereçada ao Executivo paraguaio, a entidade organizativa do Dakar, a Amaury Sport Organisation, refere que “depois de vários estudos sobre as diferentes opções do percurso para 2018 bem como a distribuição de etapas e essencialmente devido à parte desportiva, onde se inclui a qualidade do percurso, lamentemos a não inclusão do Paraguai no percurso do próximo Dakar”.
Na mesma missiva a equipa liderada por Etienne Lavigne lamenta esta situação, mas garante ter bem “presente a vontade do Paraguai em receber novamente o Dakar. Vamos continuar a trabalhar nesse sentido”. Por último é ainda feito por parte da ASO o agradecimento ao trabalho desenvolvido para acolher com sucesso o arranque da última edição do Dakar.