Desafío Ruta 40: Paulo Gonçalves resiste e vence por 6 segundos
Está concluído o Desafío Ruta 40, quarta prova da temporada de 2018 do Mundial de Cross Country e Ralis. Um evento realizado na Argentina e que serviu para muitos dos principais pilotos do todo-o-terreno mundial prepararem o próximo Dakar.
Depois cinco tiradas mais um Prólogo o triunfo final ficou nas mãos de Paulo Gonçalves. O piloto da Honda assegurou o primeiro triunfo da época, mas para tal teve de suar e muito mostrando a garra de sempre. Isto porque na etapa de hoje, que obrigou os concorrentes a percorrerem 200 quilómetros cronometrados em pistas rápidas, o homem de Esposende sofreu um violento ataque de Toby Price, segundo classificado da geral e vencedor da etapa.
Os dois pilotos partiram separados por 3m28s, mas o ritmo de Price foi de tal maneira forte que no final foram apenas seis os segundos que separaram os dois primeiros. Uma recompensa para o campeão do mundo em 2013 que está à procura da sua melhor forma, depois de uma longa paragem. Neste Desafío Ruta 40, Gonçalves venceu duas tiradas.
Para a Honda esta foi também uma vitória saborosa, pois neste evento perdeu desde muito cedo, por queda, Kevin Benavides, vencedor há 15 dias do Atacama Rally, precisamente a prova em que também ficou lesionado Joan Barreda Bort, igualmente vítima de queda. O ramalhete ficou completo com a lesão do ‘wildcard’ Mathias Bellino neste Desafío Ruta 40.
Já no campo da KTM ficou faltar a vitória final, mas a marca de Mattighofen ocupou os restantes lugares do pódio por intermédio de Toby Price e Matthias Walkner. Outra consolação foi o facto de ter vencido três das cinco etapas disputadas.
A próxima ronda do Mundial será a última da presente época e é o Rali de Marrocos, naquele que será o derradeiro ensaio antes do Dakar de 2019. A prova decorrerá entre os dias 3 e 9 de outubro.
Classificação provisória da etapa:
1 Toby Price 1.57.03
2 Paulo Goncalves +3.22
3 Matthias Walkner +3.24
Classificação provisória da prova:
1 Paulo Gonçalves 7.06.02
2 Toby Price +0.6
3 Matthias Walkner +4.47