Dakar, Etapa 9, Toby Price, 2.º: “Estamos felizes, mas ainda falta muito”
Toby Price já venceu o Rali Dakar duas vezes e está na luta pela edição deste ano desde o início. O australiano foi segundo classificado na etapa de hoje e está a apenas três segundos de Skyler Howes na classificação geral antes da incursão no Empty Quarter.
“Foi um bom dia. Parece que os rapazes se perderam antes do reabastecimento. Naveguei bem nessa parte. Estávamos a tentar puxar muito hoje e as próximas etapas vão ser de areia, senti-me bem hoje. Foi bom ter um dia de descanso e voltar hoje. Vamos esperar para ver – ainda há muito para correr. Foi uma etapa traiçoeira para a navegação. Estava a começar a perceber que estávamos a sair da rota. Quando me aproximei do way point, sabia que estávamos demasiado para a direita e tive alguma sorte. Estamos felizes, mas ainda falta muito. Alguns pilotos tiveram quedas hoje, não acaba até chegarmos à meta. Não vi o Barreda a cair, mas vi que ele tinha caído e vi-o no chão. Os primeiros dois que tinham começado à minha frente pararam por causa dele, não fazia sentido eu envolver-me. Apenas abrandei para perceber se estavam todos bem. É duro chegar tão longe na corrida e ter isto a acontecer. No final do dia, tens de ter um pouco de sorte. Fizemos uma boa etapa, pensei que estávamos a ir demasiado para a direita, mas corrigimos rapidamente esse erro. Atacámos todo o dia e esperámos o melhor. E correu tudo bem”, disse.
Amanhã o rali prossegue com a 10ª etapa entre Haradh e Shaybah com uma ligação de 510 km e uma especial de apenas 114 km, constituida maioritariamente por areia. A organização escolheu esta especial propositamente curta, como ‘aperitivo’ para a primeira incursão no Empty Quarter, o temído deserto da Arábia Saudita.