Dakar, Etapa 5, Lusos: Rui Gonçalves no Top 10 no dia do abandono de António Maio

Por a 5 Janeiro 2023 22:37

Infelizmente, ficámos sem mais um português nas motos na quinta etapa do Rally Dakar.

Apesar disso, o dia fica marcado também pelo Top 10 de Rui Gonçalves. Vítima de problemas mecânicos que prejudicaram muito o seu resultado no dia anterior, o piloto da Sherco deixou o azar para trás e atacou na segunda metade da tirada para concluir o dia na 10.ª posição. O transmontano subiu assim de 24.º para 19.º na classificação geral.

Sebastian Buhler, que havia sido apenas 97.º na quarta etapa, apanhou o percurso bastante danificado, mas rapidamente se “instalou” no lote dos 15 mais rápidos e chegou mesmo a estar dentro dos 10 mais. No final, o piloto da Hero seria o 13.º colocado, a 14 minutos do vencedor do dia, subindo de 38.º para 28.º na classificação geral da prova.

Mário Patrão sentiu problemas relacionados com a presença de água na gasolina fornecida pela organização. A sua moto começou a falhar assim que arrancou e o piloto de Seia teve como grande objetivo conseguir chegar à meta. O campeão do mundo de Rally Raid na classe Veteranos terminaria no 6.º lugar na categoria “Original by Motul” e 60.º em termos absolutos. Na geral, o beirão é 3.º entre os pilotos que competem sem assistência e 36.º no global.

Lamentavelmente, hoje foi o dia em que ficámos sem António Maio. O piloto da Yamaha partiu a corrente após o arranque para a etapa, problema que acabaria por um cárter partido. Sem qualquer hipótese de continuar em prova, o Major da GNR é o segundo luso a abandonar o Dakar 2023, depois de Joaquim Rodrigues ter fracturado uma perna ontem.

Amanhã, dia 6 de janeiro, deveria disputar-se a etapa mais longa deste rali entre Há’il e Al Duwadimi, com 877.69 km, 467 km dos quais se previam que fossem cronometrados. Contudo, as chuvas dos últimos dias provocaram uma inundação no bivouac em Al Duwadimi que não poderá receber a caravana do Dakar. Por esse motivo, a etapa de amanhã arrancará do local inicialmente previsto, mas a distância será reduzida em aproximadamente 100 km. Pilotos e equipas irão efetuar uma ligação (de aproximadamente 300 km) até ao bivouac em Riade.

:.

(Foto: Rally Zone)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x