Dakar, Etapa 1, António Maio, 16.º: ”Um andamento muito seguro, sem nenhum excesso”
Depois de ontem ter iniciado a sua participação no Rali Dakar com um excelente 13º tempo no prólogo, o Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, António Maio, cumpriu hoje a primeira etapa na Arábia Saudita completando os 367 km em3h43m36s o que correspondeu à 18ª posição da classificação geral da etapa.
“Fui tranquilo para esta primeira etapa. Já há muito tempo que não navegava. Foi uma reaprendizagem. Senti-me bem com a moto também. A moto aliás esteve muito boa. Foi bom, não cai, houve um waypoint onde perdi algum tempo, mas nada de mais, voltei para trás para o apanhar. De resto foi tudo certinho, um andamento muito seguro, sem cometer nenhum excesso. Esteve muito pó e por isso nunca consegui ir na roda de ninguém, estava mesmo muito pó e tornava-se perigoso”, explicou o major da GNR logo após terminar o setor seletivo.
Amanhã disputa-se a 2ª etapa que levará os concorrentes até Al-‘Ula na qual serão disputados 430 km ao cronómetro. O caminho para Al-‘Ula reservará algo fora de comum. As pistas fechadas serão bem desafiantes, pelo que a habilidade na condução trará bons dividendos. Mesmo os pilotos que perdem tempo devido a uma navegação mais atribulada nos trilhos de pedra ou por qualquer outra razão receberão uma recompensa quando se depararem com os esplêndidos desfiladeiros e as belas paisagens próximas do final. A etapa será decidida sobre as dunas, com alguns dos majestosos templos de Nabataean visíveis no horizonte.
:.
(Foto: FB António Maio)