Dakar: As classificações dos Portugueses no final do 2º dia de prova
Está completo o segundo dia de prova para as motos no Dakar 2017, uma tirada com 275 quilómetros cronometrados onde o vencedor da prova em 2016, Toby Price, mostrou que quer revalidar o título conquistado no ano passado e assumiu o comando da corrida, estando agora na frente com uma vantagem de 2m54 sobre Paulo Gonçalves. Alias o português da Honda, foi o único dos poucos lusos que beneficiou da etapa de hoje ao ascender assim à segunda posição da geral.
O estreante Joaquim Rodrigues Jr. continua a ser a grande surpresa lusa, ao conseguir colocar a sua Hero na 22ª posição a 14m21 do primeiro e desta forma baixou na geral do 16º lugar. para o 22º. Já Mário Patrão voltou a realizar uma etapa sem grandes problemas. O piloto português da equipa oficial da KTM realizou o 29º lugar da etapa e perdeu apenas duas posições na classificação geral estando em 29º a 19m31s do líder da prova.
Hélder Rodrigues voltou a não ter uma etapa boa, uma vez que cedeu 19m47s nos 275 quilómetros da especial cronometrada. Na classificação geral o piloto da Yamaha desceu de 27º para o 31º lugar a 20m49s.
Por seu lado Luís Portela de Morais revelou um bom desempenho nesta sua estreia no Dakar ao levar a sua KTM 450 Rally até ao 48 lugar na etapa entre Resistência a San Miguel de Tucumán, descendo da 35ª posição que ocupava ontem no final da primeira etapa para o 44º lugar a 34m22s do primeiro.
Outro dos estreantes na prova é Gonçalo Reis, foi um dos pilotos que se deu bem com o percurso desta segunda etapa acabando a especial na 36ª posição o que lhe permitiu subir quatro lugares face ao dia de ontem estando agora na 35ª posição a 30m25 do comandante do Dakar, Já o regressado Fausto Mota não teve um dia fácil ao terminar a etapa na 59ª posição o que o fez descer à 57ª posição da classificação geral, enquanto Rui Oliveira que ontem ocupou o 67º, registou uma boa etapa ao terminar na 54ª posição o que lhe permitiu subir ao 53º lugar da geral a 40m36 do líder.
Pedro Bianchi Prata, continua a adaptação à sua nova Honda e depois do 69º na primeira etapa recuperou algumas posições ao terminar na 56ª posição a 37m52s do vencedor, tendo sido penalizado em 30s. Na geral Bianchi Prata ocupa 55ª posição.
Fernando Sousa Jr, foi outro dos pilotos portugueses que escalou algumas posições na geral. O piloto da IS3 que se estreia no Dakar realizou o 83º melhor tempo na etapa e acabou por ascender da 96ª posição à 84º lugar da classificação geral.
A fava desta segunda etapa do Dakar tocou a David Megre que terminou a tirada na 130º posição com mais 2h35m51s que o vencedor.
Como habitualmente o Helder Rodrigues voltou a ser uma grande desilusão, perdeu 2 dezenas de minutos nestas 2 etapas, embora diga o contrário é praticamente impossível recuperar. Já perdi a conta aos Dakar’s onde assisto esta cena a repetir-se, só pode ser psicológico, parece ter medo e só a meio da prova é que vai conseguir ganhar confiança recuperando uns minutinhos. Só que desta vez é o chefe de fila da Yamaha e ser destacadamente o ultimo da sua equipa é embaraçoso.