Dakar 2023, Sam Sunderland: “Ainda adoro a aventura deste rali”
O vencedor da última edição do rali Dakar, Sam Sunderland, recorda a sua entrada à última hora na equipa Red Bull GasGas Factory e o primeiro triunfo que deu à equipa espanhola, no culminar de um ano cheio de sucessos.
Fotos: Red Bull Content Pool
Sam Sunderand reside no Dubai, tem 33 anos e acumula um palmarés brilhante nos rali-raides. Estreante no Dakar em 2012 com uma Honda, o piloto britânico conquistou o primeiro triunfo no Dakar de 2017 na América do Sul com a KTM, procurando em 2023 o terceiro triunfo no mais duro rali do mundo. Tal como este ano, mantem-se na formação da Red Bull GASGAS Factory Racing, acompanhado por Daniel Sanders, um piloto da nova geração que adora ‘surfar’ nas dunas.
Mas nem tudo foi fácil quando deixou as motos austríacas, tendo passado por uma montanha-russa de emoções antes de chegar à sua segunda vitória no rali em 2022. Foi um resultado surpreendente, uma vez que se juntou à GASGAS apenas alguns meses antes do rali. No entanto, após 12 etapas ultradifíceis no deserto, Sunderland entregou à marca espanhola o seu primeiro sucesso no rali.
“Entrei na GASGAS pouco antes do último Dakar e isso foi algo muito positivo para mim. Agora, corri com a equipa por um ano inteiro e acompanhei a vitória do Dakar com o título do Campeonato Mundial de Rally-Raid”.
Com a vitória no útimo Dakar e o triunfo no Abu Dhabi Desert Challenge, o britânico conquistou o seu primeiro campeonato do mundo de Rally-Raid em 2022. Agora, Sunderland chega a Yanbu, na Arábia Saudita, para o seu décimo Dakar ansioso por novas aventuras após um ano de grande ritmo e resultados fantásticos.
“A maior coisa sobre o Dakar para mim é a aventura. Por mais que eu seja um piloto e o meu objetivo seja vencer, ainda adoro a aventura deste rali.”
Sam Sunderland venceu o último Dakar por uma magra diferença de apenas 3m27s para o segundo classificado, o chileno Pablo Quintanilla da equipa de fábrica do HRC.