Dakar 2023: Alterações ao figurino da prova nas etapas 7 e 8
As condições climáticas adversas estão a condicionar a parte central do Rally Dakar 2023. Se a etapa de hoje, a sexta, já foi encurtada em 110 quilómetros, as duas seguintes também vão ter o seu percurso alterado e serão disputadas na forma de uma semi-maratona.
A organização do Dakar decidiu que as etapas 7 e 8 adoptem um formato relativamente semelhante ao da maratona , com a diferença de que será permitida a assistência entre ambas, mas com um tempo reduzido para duas horas . Ou seja, amanhã os participantes terão que cuidar da mecânica mais do que inicialmente previsto.
. Com as condições climatéricas a impedirem a instalação do bivouac em Al Duwadimi em plenas condições de funcionamento para toda a caravana, as etapas 7 e 8 foram reorganizadas de forma a propor um programa desportivo equivalente e relevante para os concorrentes. Com base na rota inicial, as especiais para as etapas 7 e 8 foram trocadas, com distâncias encurtadas permitindo ter uma rota de ligação gerenciável em cada um dos dias.
Para a etapa 7, que será disputada no sábado, 7 de janeiro (Riade > Al Duwadimi), a especial será disputada ao longo de 333 quilómetros. Uma vez que os concorrentes não esperavam uma verdadeira etapa maratona nesta altura da prova, será criada uma zona de assistência após a chegada da especial (via um percurso de ligação de 94 km), com uma duração máxima de duas horas. Os pilotos e equipes seguirão em direção a Al Duwadimi (por uma rota de 240 links), onde seus veículos serão estacionados num recinto seguro.
A etapa 8, no domingo, 8 de janeiro, fará a viagem de volta a Riade, com o circuito inicialmente planeado para a etapa 7 do programa, mas encurtado em 128 quilómetros. A corrida contra o relógio será, portanto, realizada ao longo de 345 quilómetros e, em seguida, os concorrente seguirão para o acampamento em Riade.
O dia de descanso acontecerá em Riade na segunda-feira, 9 de janeiro, e o Dakar retomará sua programação inicialmente planeada.