Dakar 2019: Brabec dá um bom passo em direção à vitória, mas ainda tudo pode mudar
O americano Ricky Brabec pode ter dado hoje um importante passo a caminho da vitória no Dakar 2019.
O seu 3º lugar na etapa de hoje, a 7ª, deixou-o a 7m47s do francês Van Beveren da Yamaha e a 8m28s do australiano Toby Price da KTM .
Em condições normais esta diferença não é suficiente para garantir a vantagem nas 3 etapas que ainda faltam disputar.
Amanhã Brabec vai partir de 3º, o que é um mau lugar para quem quer ganhar tempo aos seus adversários.
Veja-se o que aconteceu na etapa de hoje aos 3 pilotos que arrancaram na frente. Pablo Quintanilla, abriu a estrada e perdeu 21 minutos. Kevin Benavides partiu de 2º e perdeu 19 minutos para o vencedor de hoje, e Matthias walkner partiu de 3º e perdeu 16 minutos…
Tem sido sempre assim em todas as etapas. quem ganha num dia perde substancialmente no dia seguinte a abrir a pista.
E são precisamente essas as contas que as equipas deverão fazer para determinar o andamento dos seus pilotos, se desejarem mesmo ganhar o Dakar.
Faltam agora 3 etapas e amanhã Sam Sunderland, Ricky Brabec e Van Beveren, vão perder muito tempo para Pablo Quintanilla que poderá vencer a etapa pois parte do 14º lugar para a estrada.
E depois há um factor importante a ter em conta, é que na 4ª feira a penúltima etapa, terá uma partida em linha, tipo motores, com grupos de 10 pilotos, separados por 5 minutos de intervalo.
Aí as diferenças serão forçosamente menores e os principais concorrentes à vitória poder inclusivamente partir no mesmo grupo, o que poderá dar aso a melhor controlarem a posição dos seus rivais.
Portanto a vitória de Rcky Brabec está tudo menos garantida e eu pelas minhas contas apostaria em Toby Price ou Pablo Quintanilla. A ver vamos, mas uma coisa é certa, este está a ser um dos Dakar mais disputados de sempre nas motos, com 5 pilotos em menos de 10 minutos a 3 etapas do fim.