Dakar 2017 – A representar Portugal – Fernando Sousa Jr
Fernando Sousa Jr. De 28 anos de idade é natural de Valongo e o seu gosto pelas provas de motos vem de longe, muito por culpa da sua paixão pelo Motocross. Apesar participar em provas com regularidade nos últimos nove anos, Fernando Sousa jr chamou à atenção em 2015 quando, a formação nortenha Irmãos Sousa SA, se passou a dominar de denominada IS3 Racing, e apresentou um projeto arrojado para os dois pilotos da equipa Fernando Sousa e Fernando Sousa Jr realizar os Campeonatos Nacionais de Enduro e Todo-o-Terreno, incluindo também no calendário desportivo os SixDays of Enduro a realizar na Eslováquia, Extreme Lagares e outras provas de evidência.
Mas o objetivo deste desafio apresentado em 2015 tinha como meta a participação no mítico Rally Dakar. É o concretizar de um sonho para um piloto que desde 2008 tem estado presente no Campeonato Nacional de Enduro, Nacional de Todo o Terreno, Nacional Cross Country e na Baja de Portalegre ou mesmo no Extreme XL Lagares.
Em 2016, a equipa da IS3 Racing, viveu um dos seus grandes momentos no África Eco Race, onde Fernando Sousa Jr e o seu pai Fernando Sousa, estiveram em destaque ao longo da prova africana com Fernando Sousa Jr a terminar a prova na oitava posição.
Nesta carreira de cerca de 9 anos em provas, dentro de fora de Portugal, Fernando Sousa Jr viveu o seu maio pesadelo em 2014 quando em Águeda numa prova do Nacional de Enduro sofreu uma queda que lhe fratuou a bacia.
Contudo sem desistir voltou à competição, sempre com o pensamento colocado em um dia participar no Dakar e já este ano alinhou no Merzouga Rally onde terminou na 49ª posição, numa prova que serviu de treino para o que vai encontrar a partir de dia 2 de janeiro na América do Sul.
“É o concretizar de um sonho de criança que parecia que nunca se iria tornar realidade. A ideia de fazer o Dakar já estava nos planos desde 2015. Inicialmente tudo estava previsto para a minha participação e do meu pai, mas as coisas acabaram por não correr dessa forma. Devido à nossa vida profissional, o meu pai não tem tanta disponibilidade para treinar”.
Contudo o pai Fernando, que já fez o Dakar em 2010, não deixará de marcar presença ao longo de duas intensas semanas de competição. “Durante o Dakar terei como assistentes o meu pai e a minha mãe. Contamos com uma estrutura própria, que inclui uma carrinha 4 x 4 obrigatória pela organização. Contratámos também uma equipa francesa para nos ajudar na parte mecânica de manutenção da moto (KTM 450 Rally)”, explicou Fernando Sousa Jr.
Apesar de nunca ter participado na grande maratona do todo-o-terreno mundial em termos de objetivos o piloto da IS3 Racing Team aponta para um “top 30”. “Tenho treinado com pilotos experientes como o Mário Patrão ou o Pedro Oliveira. O que eles conseguem ver na minha pilotagem bem como na navegação é que tenho condições para acabar o Dakar dentro dos 30 primeiros. Sinto-me bem fisicamente e a navegar. Agora é esperar que tudo corra bem e a moto aguente o esforço”, disse o piloto luso.