Chuvas intensas ameaçam início do Dakar
A cinco dias do arranque de mais uma edição do Dakar, o início da prova está em dúvida devido às inundações que estão a atingir o litoral da Argentina. Até ao momento já foram registadas três mortes e mais de 20.000 pessoas tiveram de ser evacuadas.
Toda esta situação já levou a que fosse declarado o estado de emergência, o que obrigou o novo presidente da Argentina, Mauricio Macri a suspender as suas férias para liderar o Comité de Crise. São as consequências do El Niño é um fenómeno meteorológico que ocorre com intervalos de quatro ou cinco anos, sem ter um ciclo regular, e que começa com um aumento da temperatura na superfície do Oceano Pacífico.
Segundo Nani Roma, “as informações que tenho é que está a chover bastante e isso pode trazer problemas com o prólogo e com a primeira etapa onde existem zonas muito planas e que se podem transformar num enorme lamaçal. Depois temos o El Niño que nos preocupa a todos porque pode trazer muito calor, é um fenómeno muito instável e difícil de controlar”,
Recorde-se que a edição de 2016 do Dakar irá começar no próximo dia 2 de janeiro na capital da Argentina, Buenos Aires, sendo que tudo vai terminar no dia 16 em Rosário.